É PRECISO SE ATENTAR AO GRITO DO SILÊNCIO

O Grupo UP é um grupo laico, apolítico e suprapartidário, formado por empresárias e empreendedoras com um objetivo comum: levar acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social e psicológica, moradoras de comunidades carentes e de extrema pobreza.

O UP, através da gestão de sua idealizadora, Elaine Barbaresco, identificou as cidadãs invisíveis à sociedade.

Enxergou-as sem o véu do preconceito que alguns ainda insistem em usar, e arregaçou as mangas, empunhando as armas que tinha: experiências de vida, afeto, atenção, conhecimento, rede de relacionamento e empatia.

As líderes UP adotam um grupo de afilhadas, e esse apadrinhamento consiste em entender anseios e expectativas, ouvir respeitando medos e sonhos, orientar, agir de acordo com as necessidades individuais de cada assistida. As madrinhas auxiliam na capacitação profissional, orientam e direcionam as suas afilhadas ao mercado de trabalho ou a realizar o sonho de empreender.

Através de eventos, recebimento de doações em espécie, produtos e/ou serviços, trabalhos voluntários, o UP se mantém financeiramente para não falhar em sua missão. Além disso, cada empresária voluntária/líder UP destina 10% da renda de seus negócios gerados no grupo ou através dele ao fundo social do UP. Uma verdadeira corrente do bem forjada em elos fortes.

Uma das ações de maior impacto do UP está sendo realizada na comunidade do Caputera, na região de Cotia, município do Estado de São Paulo. Moradoras do antigo lixão de Cotia, carentes de necessidades básicas, de cultura e educação e, muitas vezes, de afeto, ainda vivem da coleta de materiais recicláveis. Desde a criança à avó, todas participam do ofício passado de geração para geração. Expoentes de uma sociedade injusta, jamais haviam sido notadas, largadas a própria sorte. O grupo tem feito um trabalho impecável de acolhimento junto a essas mulheres, dando-lhes voz, ajudando-as no resgate da autoestima, munindo-as de conhecimento, capacitando-as para um futuro melhor, a partir de um hoje muito mais humanizado.

As ações do Grupo UP têm inspirado e estimulado iniciativas públicas e privadas a fazerem o mesmo, o que traz imensa satisfação a suas colaboradoras. Ver a sua obra se multiplicando é uma imensa honra, é a certeza de um trabalho muito bem realizado. Quanto mais engajamento, mais mulheres serão assistidas, tendo suas vidas transformadas. Cada vida transformada também se torna um multiplicador, transformando outras tantas vidas, num movimento infinito.

E esse é apenas o começo. As UPs seguem traçando voos ainda mais altos, que as levarão ainda mais longe, colocando-as de frente a cada mulher que se sente invisível e grita em silêncio, pegando-as pelas mãos e conduzindo-as a novos, promissores e justos caminhos.

O apoio de empresas que se importam em intervir positivamente para melhoria de vida nas comunidades e, associações renomadas como a AETEC, que exercem um trabalho pontual e relevante na cidade, nos motiva a fazer mais e melhor.

Se você se sensibilizou com esta matéria e com esta situação, e quiser ser voluntário(a) ou fazer uma doação, ou ajudar de alguma forma, por favor, entre em contato através do e-mail:parceirasup@gmail.com. Pronto retornaremos.

Matéria da revista AETEC 38º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *