Era uma vez, há muito tempo atrás, mais precisamente há 25 anos, um time de jovens engenheiros e arquitetos sonhou que muito tempo além, existiria em Cotia, uma associação destes profissionais, que um dia seria uma grande associação, a maior da zona Oeste e talvez do Brasil nessa área, com sede própria de mais de 440m2 e forte atuação na região. Mas tudo começou como uma sementinha, como nos conta seu primeiro presidente, Carlos Isaac Pires: “assim que me formei na Escola de Engenharia Civil da Universidade Mackenzie, em 1982, meu modesto escritório foi montado em Cotia. Em janeiro de 1983 fui nomeado Diretor de Obras e Serviços da Prefeitura de Cotia. No exercício da função, senti uma grande necessidade de termos no município uma entidade de classe. Depois de muitas reuniões conseguimos reunir alguns profissionais sonhadores e com o entusiasmo da juventude, finalmente em 1993 a nossa associação teve registrado o estatuto e formada a diretoria, que permaneceu até 1995: presidente – eng. Carlos Isaac Pires, vice – eng. Antonio Batista Vieira, 1o secretário – arq. Onofre de Oliveira Ferreira, 2o secretário – eng. Roberto Martinez Rodrigues, 1o tesoureiro – eng. Flávio Macedo Pavani e 2o tesoureiro – eng. Paulo Edwino Becker, os heróis fundadores da AETEC – Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia. Com poucos recursos e muito trabalho, elaboramos o nosso plano de metas, uma política para angariarmos mais associados, locação de uma sede, ações junto à Prefeitura para implantação da Caderneta de Obras, iniciativas junto ao CREA para implantação de inspetoria dentre outras. Foram 2 anos, mas a associação foi sempre para a frente e vimos que aos poucos nosso sonho estava sendo construído com tijolos fortes”, conclui Pires.

A segunda diretoria teve como presidente o arquiteto eUrbanista Onofre de Oliveira Ferreira, (1995/1999).

Onofre nos conta que uma das suas primeiras ações foi trazer o CAF – Comissão de Fiscalização do CREA, composta por nove (9) Inspetores, que analisa e julga processos disciplinares em primeira instância, que se instalou na associação e continua assim até hoje. A seguir, em 1998, foi implantada a Caderneta de Obras no Município.

“os recursos continuavam difíceis, todo mês se cotizando para pagar o aluguel na Rua Água Marinha, 134, no Jd. Nomura. A criação da AETEC e seu fortalecimento como entidade foi para mim a realização de um sonho, mas tinha hora que parecia impossível.

Neste momento em que chegamos ao nosso 25º aniversário, de forma sólida e muito operante, quero manifestar aqui o meu orgulho e satisfação por ter participado deste processo, porque os homens passam,

mas suas obras ficam. Finalizando deixo aqui o agradecimento ao presidente do CREA na época, o eng. André de Fázio, através dele foi possível instalar a Inspetoria Regional, em 1997, que muito facilitou o dia a dia dos profissionais na região, além da implantação do Escritório Regional do CREA”, diz Onofre.

Sob a presidência do eng. civil Paulo Edwino Becker, a diretoria se movimentou por dois mandatos (1999/2004)

Onde destacamos a implantação do programa CASA LEGAL, pioneiro no atendimento tecnológico à população carente, levando a ela mais qualidade de vida através da concepção e realização do projeto de sua moradia, e que finalmente em 17/04/2018 teve a sua aprovação pela Câmara Municipal de Cotia, através do projeto de lei 03/2018 (lei de assistência técnica gratuita) de autoria do Vereador Fernando Jão, por indicação de José Roberto Baraúna. O 1º Seminário Temático AETEC do Plano diretor de Cotia foi um divisor de águas, aumentando a visibilidade e respeitabilidade da AETEC. Estudos pelo lixo reciclável e a constante luta pela atualização de profissionais atuantes no mercado foram trabalhos destacados. Houve o 1º Seminário e a 1ª Conferência da cidade de Cotia – 2003.

De 2004 a 2010 foi presidente o eng. agrônomo Gianpaolo Fabio Massa.

Mais encorpada, experiente, mais conhecida e com mais colaboradores, Massa começou a dar um novo ritmo aos procedimentos e atividades da Associação, que começou a crescer mais rapidamente. Mais presente na comunidade, participando de eventos, cursos, palestras, workshops, seminários, a AETEC torna-se mais conhecida e operante. Participação ativa no Fórum da Raposo em 2007, já manifestando sua preocupação com o super congestionamento que viria, Semana do Meio Ambiente Itinerante, Dia da Cidadania, Curso de CAD, doação do Licenciamento Ambiental e levantamento planialtimétrico para implantação do Parque Teresa Maia, começo da participação na UNARO, registro institucional junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, culminando com a indicação de um conselheiro, o eng eletricista Adalberto Plácido Ferro, participação na 2ª conferência das Cidades, na World Engineers Convention, conquista do Código 136 (convênio da AETEC com o CREA) entre tantas outras atividades, e finalmente o início da aplicação monetária para a aquisição futura da sede própria.

Na gestão do arquiteto e urbanista José Roberto Baraúna Filho,(2010/2016) além do trabalho contínuo pela melhoria e modernização no atendimento aos associados, foi criado o clube de descontos junto a empresas conveniadas e parceiras, uma campanha de divulgação institucional da AETEC e concluída com chave de ouro o sonho de todos os ex-presidentes, com a compra da SEDE PRÓPRIA, na Av. Santo Antonio, 294, no bairro do Portão, em COTIA, onde havia uma casa velha de 100m2 em um terreno de 600m2. Esta foi inteiramente reformada e ampliada, ficando com 212m2, comportando um salão auditório para até 100 pessoas, com som, data show, tela, cadeiras e mesas, servindo tanto para reuniões, palestras como almoços e jantares festivos. Foi criado em sua gestão o almoço dos profissionais com palestras mensalmente e o Informativo AETEC News que depois evoluiu para a revista AETEC, hoje na sua 19ª edição.

Na segunda gestão Baraúna , com o convênio celebrado com o CIESP e Prefeitura de Cotia para o gerenciamento das obras do FÓRUM DE COTIA, iniciou e concluiu a Casa da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, um edifício, com 4 pavimentos, área de 300m2, com sala para coworking, sala de palestras com capacidade para até 45 pessoas , salas adicionais destinadasa locação e sala para profissionais. Foi um grande salto que a AETEC teve neste período, finalizando a sede total com 512m2, instalações de qualidade, passando a oferecer a todos os associados, maior qualidade e conforto no atendimento a seus associados, assim como a toda a comunidade.

De 2017 a 2018 o presidente atual é o eng. Civil Arthur Augusto Weigand Berna. Esta Diretoria recebeu a AETEC em condições privilegiadas, com uma sede própria muito bem estruturada e completamente saudável em termos financeiros. “nossa missão é a de explorar todos os nossos recursos físicos, para não só proporcionar melhorias nos conhecimentos de nossos associados e outros interessados promovendo cursos, palestras, seminários e workshops, mas também aumentar a nossa arrecadação procurando ampliar o número de associados e também locando nossos espaços para a comunidade de forma geral como, por exemplo, nosso Espaço Coworking, as salas de escritório, de aulas e treinamentos, auditório, etc. Para tornara AETEC mais atrativa não temos medido esforços e continuamos promovendo os Almoços dos Profissionais, sempre na última 6ª. Feira de cada mês, trazendo palestrantes do mais alto gabarito e das mais diferentes atividades, como especialistas das áreas Financeira, Jurídica, Coachings, RH, e também Técnicas. Promovemos os cursos de Archicad, Arduino, básico e avançado I, Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais e Extra Judiciais, e também, Cursos de Patologia de Concreto, Patologia de Alvenarias, Reforma em Edificações, Concreto Auto Adensável, etc. Temos estreitado relações com as Escolas de Engenharia da Região no sentido de trazer os novos associados para participarem conosco das atividades. A nossa revista tem saída bimestralmente, cada vez mais trazendo artigos com conteúdo e de interesse dos profissionais e da comunidade em geral.