O alumínio possui grande longevidade e resistência à corrosão.

Para defender o uso do alumínio na produção de Esquadrias Metálicas residenciais

e corporativas, fomos falar com Geremias A. Oliveira, que trabalha com esse metal há 30 anos, sócio diretor da Alumicorte Esquadrias de Alumínio há 15 anos.

R – O que faz você trabalhar com o alumínio?

GEREMIAS – O alumínio é de extrema versatilidade, adequando-se aos mais variados tipos de projetos e diferentes dimensões de vãos, oferecendo inúmeras possibilidades de integração da tecnologia com a criatividade, gerando maior conforto e funcionalidade.

A grande variedade de formatos e disponibilidades do alumínio permite ao arquiteto interagir de forma criativa com outros elementos das edificações, destacando-se por sua estética, harmonia de tons e volumes, gerando um ambiente aconchegante e agradável ao convívio interno.

A resistência das esquadrias de alumínio é fator determinante para sua recomendação em prédios e residências, uma vez que a manutenção das edificações é cada vez mais normatizada e os outros produtos concorrentes não têm como ponto forte a vida útil do material.

As esquadrias de alumínio atendem às mais diversificadas especificações: abrir para dentro ou fora, abrir e tombar, com persiana de alumínio integrada, maxim-ar, e se torna o produto ideal para receber vidros comuns ou temperados, duplos insulados ou laminados, em diversas espessuras.

R – O que você tem a falar sobre longevidade e

durabilidade?

GEREMIAS – As esquadrias de alumínio possuem grande longevidade devido à resistência à corrosão, um atributo do alumínio que se complementa aos tratamentos de superfície, como anodização ou pintura eletrostática, esta com dupla camada e ampla variedade de cores, com garantia de até 10 anos, mas dependendo da manutenção e cuidados na limpeza e uso, chega facilmente a 30 anos. Os outros produtos concorrentes não tem como ponto forte a vida útil do material. Outro ponto que costumo salientar é a variedade de apresentação das esquadrias

de alumínio, sua estética, harmonia de tons e volumes, que produzem um ambiente aconchegante e agradável ao convívio interno, tão a gosto dos arquitetos.

A economia no consumo de energia pode ser enfatizada nos projetos com melhorias de isolamento térmico, utilizando detalhes que combinam perfis de alumínio com perfis de poliamida para criar a ponte de ruptura térmica, bem como vidros duplos com câmara de ar seco para melhor controle térmico.

A indústria brasileira de esquadrias de alumínio está apta a oferecer soluções para

qualquer nível de solicitação. Há sistemas no mercado que podem acomodar vidros com até 40mm de espessura. A norma brasileira ABNT NBR 10821 estabelece os níveis máximos de ruído admissíveis para os diversos tipos de ambiente, perfeitamente atendidos pelas esquadrias de alumínio, assim como estão aptas a oferecer soluções de isolamento diversificadas. Para finalizar, outros aspectos que costumo defender na indicação do alumínio aos clientes é por sua facilidade de personalização e imbatível custo benefício, ótima performance em comparação com outros materiais menos nobres e eficientes.

Nota da redação

Para instalação de portas e janelas, o comportamento estrutural adequado pode ser garantido por análises e ensaios executados antes da especificação definitiva das esquadrias. A norma brasileira ABNT NBR 10821 estabelece as condições para as análises e ensaios. Acidentes graves por falhas estruturais e ruptura de vidros por impacto ou esforço são alguns dos problemas que levaram o Inmetro a conduzir uma análise de Impacto Regulatório (AIR), daí a necessidade de se tratar com profissionais montadores competentes e arquitetos experientes,

em todos os projetos de esquadrias de portas e janelas, para não ocorrer possíveis acidentes graves.

A demanda foi pleiteada pelo Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp), pela Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp) e pela Associação Brasileira de Indústrias de Esquadrias (Abie). A alegação é de que haveria não conformidades em boa parte das esquadrias

comercializadas no mercado brasileiro, oferecendo risco à saúde e à segurança do consumidor, e que o desempenho inadequado do produto tem trazido, ainda, prejuízos econômicos à sociedade. Como parte do estudo sobre o tema, servidores do Inmetro realizaram, ainda, visitas técnicas a fábricas de esquadrias, fabricantes de perfis de alumínio, laboratórios de ensaio e

diversas lojas que comercializam o produto. A finalidade foi compreender o processo de fabricação, comercialização e ensaios de esquadrias e avaliar o impacto que uma eventual regulamentação poderá gerar para o setor produtivo e os consumidores.

Cidadãos devem relatar acidentes

Em casos de acidentes de consumo com esquadrias ou qualquer outro acidente envolvendo

um produto ou um serviço, o cidadão pode fazer o registro no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), por meio do link: www.inmetro.gov.br/consumidor/ acidente_consumo.asp. Com base nesse tipo de registro, o Inmetro pode avaliar possíveis ações corretivas e mitigadoras de riscos à saúde e à segurança do consumidor.

Fonte: INMETRO