OS NOVOS CAMINHOS DA ARQUITETURA
Alessandro Malara Manso

 

Estamos presenciando um período de grandes transformações tecnológicas e a arquitetura também está inserida nessa espiral de novidades. Com termos que vão de novas maneiras de utilizar o espaço, conceitos de robótica, métodos construtivos inovadores e uma preocupação latente com a sustentabilidade, não só da obra mas de todo o seu entorno.

Uma das primeiras rupturas que os últimos anos nos trouxe foi a relação com o espaço de trabalho tradicional. Com o advento da internet cada vez mais veloz, smartphones e a possibilidade de armazenamento de dados na nuvem, não se faz mais necessário estar fisicamente presente nos escritórios. O espaço de trabalho pode ser qualquer local dotado de conforto.

A produção de projetos também aprendeu a se apoderar da BIG DATA (dados variados e de dimensão indescritível) para utilizar toda a potencialidade criativa. Soma-se a isso adventos de ferramentas como o sistema BIM, modeladores tridimensionais ultrarrealistas e o QRCode em obras, sintetizando tudo que foi agregado em seu desenvolvimento para que a mesma saísse da ideia e se materializasse.

Outro conceito em voga é o surgimento de Fab Labs; que consiste em laboratórios colaborativos abertos para o público onde todos podem ter contato com ferramentas tecnológicas como impressora 3D, máquinas de corte a laser e equipamentos de robótica. Essa ideia além de inclusiva, possibilita que todos possam adentrar no mundo do design e da arquitetura.

No campo dos materiais, a ideia da escassez de recursos acabou tornando planejamento e gerenciamento em ferramentas vitais contra o desperdício. E nesse filão, elementos como: light steel frame (placas prontas e com material ecológico), estrutura metálica (para execução rápida e com menos desperdício de material), energia solar, telhado verde, captação de águas pluviais, entre outros; tornaram-se exigências padrões nos projetos arquitetônicos.

Com todos esses sinais, a arquitetura adentra numa fase que se reinventa de modo a reeducar o cidadão, transformando nossas cidades em um ambiente tecnológico e saudável. Temos assim a arquitetura como elemento de melhora efetiva na vida da população.

Alessandro Malara Manso, Arquiteto e Urbanista
alessandro@am2arquitetura.com.br
www.am2arquitetura.com.br

Matéria da revista AETEC nº28 edição.

Revista online.
Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *