No último sábado, dia 04/05, em nossa sede, em conjunto com o IAU – Instituto de Arquitetos e Urbanistas representado pelo seu presidente Arq. José Roberto Barauna Filho e com a UNARO – União das Associações de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos da Região Oeste da Grande São Paulo representada pelo Tec. Paulo Mori, presidente da Associação de Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Taboão da Serra, tivemos o grande prazer de receber uma equipe da Secretaria de Planejamento e Projetos do Município de Sorocaba, capitaneada pela Secretária de Planejamento e Projetos Dra. Mirian O. G. Zacareli e formada pela Arq. Letícia Rodrigues Valeriano, Eng. Luiz Eduardo Tanaka e pelo Tec. Leandro Lima que nos brindaram com uma excelente palestra a respeito do sistema “Aprove Fácil” implantado em Sorocaba.

Fazendo uso da palavra, Dra. Mirian discorreu sobre os avanços que aconteceram no município em razão de administrações dinâmicas focadas unicamente no bem estar da população local e no desenvolvimento da cidade. Entre as medidas que trouxeram grandes avanços está o “Aprove Fácil”.

A seguir a Arq. Letícia e o Eng. Luiz Tanaka discorreram sobre o projeto “Aprove Fácil”, que permite a rápida liberação de aprovação de construção de projetos unifamiliares por via digital. Esse sistema permite que o responsável técnico pela obra e o proprietário acompanhem o processo de aprovação, via internet, sabendo exatamente onde está, com quem está e há quanto tempo, e se tem algum “comunique-se”, bem como a emissão das respectivas guias de recolhimento dos processos. O tempo de emissão de guias e aprovação, se não houver  “comunique-se”,  gira em torno de 10 dias. Foi salientado que este projeto, inicialmente voltado aos projetos de construções unifamiliares está sendo adaptado para outros tipos de construções comerciais e industriais, também. Foram bastante salientados os benefícios do “Aprove Fácil” como rapidez de expedição dos alvarás de construção, menor fluxo de pessoas dentro da Secretaria com consequente aumento de produtividade dos responsáveis pelas análises  e outros mais…

Ao término da exposição foi aberta aos participantes a oportunidade de perguntas para que eventuais dúvidas fossem esclarecidas. Nossa plateia de quase 50 participantes entre os quais salientamos a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano de Itapevi Sr. Marcos Toledo, e engenheiros, arquitetos, estudantes não só de Cotia mas também de Taboão da Serra, Itapevi, Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Itapecerica da Serra, manifestou-se de forma intensa e todas as perguntas foram respondidas a contento e todos saíram entusiasmados porque viram que existe solução para esse problema que está afetando os profissionais da grande maioria dos municípios da região.

Confira o conteúdo da palestra abaixo:

Sorocaba_apresentacao

Secretaria de Planejamento

Para avaliarmos nossos eventos de acordo com o interesse dos profissionais responda este rápido questionário https://pt.surveymonkey.com/r/SVJ2YYG

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *