O ano de 2018 foi bastante agitado, com mais escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato, prisão de ex-presidente, colapso na economia por desconfiança dos investidores, produzindo oscilações nas bolsas de valores e câmbio. Houve, também, intensa movimentação política em razão das eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, com direito até a uma tentativa de homicídio a um dos candidatos. Isto tudo trouxe imensos reflexos na economia e na política de nosso País.

Agora, presidente já eleito, de um lado clima de expectativa com a formação de novo ministério e demais cargos, de outro lado, Senado e Câmara de Deputados trabalhando ativamente para aprovar medidas que “aliviem” consequências sobre políticos envolvidos em inquéritos de corrupção e criando colocações para aqueles que não conseguiram se reeleger, e o STF tentando uma forma de soltar corruptos que já foram condenados e estão presos. Neste cenário atravessamos o ano de 2018 com bastante cautela e trabalhando para melhorar cada vez mais a imagem de nossa AETEC em busca de manter o nosso propósito de trabalho que é “Continuidade, Trabalho e Crescimento” sempre visando melhorias para nossos associados e para o país.

 

1 CONTINUIDADE A AETEC continua mantendo um bom relacionamento com a Prefeitura Municipal e bastante ativa dentro dos Conselhos da Cidade, representada pelos arquitetos José Roberto Baraúna Filho, Andrew Fonseca e Lilia Fornitano e no Conselho de Meio Ambiente pelo Arq. Alessandro Malara e

Eng. Renato de Oliveira Andrade; no Conselho de Turismo pelo Arq. Ricardo José da Cunha. No PDUI uma atividade bastante intensa de nosso representante Alvaro Sergio Barbosa Junior, Coordenador do setor de Mineração da Região Sudoeste. Valorizamos a relação com CREA/SP, através do nosso presidente, participando do CDER – Colégio de Entidades Regionais do Estado de São Paulo, do GT – Grupo de Trabalho de Arbitragem e Mediação – que está desenvolvendo a implantação de uma Câmara

de Mediação e Arbitragem junto ao CREA/SP. Na UNARO – União das Associações da Região Oeste da Região Metropolitana de São Paulo – participamos das reuniões de presidentes e das reuniões abertas nas sedes das Associações que a integram. A MUTUA tem sido nossa grande parceira, patrocinando a nossa Revista e alguns Cursos ministrados na Associação. Nosso contato com o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – tem sido feito com empenho pela Arq. Cintia Monteiro. Sob a especial supervisão do Prof. Edman Altheman desenvolvemos o Plano Estratégico da AETEC. Procuramos aproveitar ao máximo as nossas instalações físicas como forma de gerar renda. Ao longo do ano, já conseguimos locar em várias ocasiões nossas salas de palestras e eventos e a sala de escritório para uso temporário de terceiros. Isso trás recursos e ajuda a divulgar a Associação, especialmente o Espaço Coworking.

Para aumentar o número de associados temos investido numa maior divulgação da Associação não só por meio de e-mail, telefone e correios, mas também através das mídias sociais como Facebook, Instagram, Whatsapp e Linkedin. Para isso temos contado com o apoio da Master Coach Flavia Caetano e do Lucas Caetano, e os resultados começam a aparecer. Do dia 19 de maio até o dia 30 de junho o IPMEC ministrou o Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais e Extra Judiciais. Esse curso foi realizado aos sábados e teve 40h de duração com excelente avaliação de todos os 23 participantes. Outros cursos foram ministrados em nossas dependências para profissionais e estudantes dos últimos semestres dos cursos de engenharia.

REVISTA A nossa Comissão Editorial continua trabalhando com afinco melhorando cada vez mais o conteúdo e a apresentação de nossa Revista AETEC – Arquitetura, Engenharia e Tecnologia. Muitas ideias têm surgido e a cooperação de vários associados têm enriquecido a nossa Revista. Houve um aumento no número de “Parceiros da AETEC” que são empresas dos mais variados segmentos, que concedem desconto aos associados, cuja relação completa você encontra em nosso site.

No dia 13 de setembro comemoramos os 25 anos de existência da AETEC com um evento realizado no Teatro Alma Wurth quando estivemos reunidos em uma grande festa/coquetel, onde homenageamos os componentes da Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo e alguns associados pelo empenho em comissões e grupos de trabalho. Homenagem especial ao Ex-Presidente Arq. José Roberto Barauna Filho por sua excepcional gestão 2011/2016, época que marcou a aquisição e reforma da atual sede da AETEC e a construção do Prédio da Engenharia e da Arquitetura inaugurado em 27 de agosto de 2016. Ao final das comemorações tivemos apresentação do grupo “Trovadores Urbanos” com retrospectiva musical dos mandatos de todos os ex-presidentes e entrega de uma lembrança aos que estiveram presentes. Esta apresentação foi bastante aplaudida pelo público presente estimado em mais de 120 participantes e honrosas presenças do Presidente do CREA/SP Eng. Vinicius Marquese Marinelli, do Vice Pres. do CAU Arq. Valdir Bergamini, de nosso Prefeito Rogério Franco e sua esposa Mara Franco, Secretária do Desenvolvimento Social, do Secretário da Habitação Sérgio Folha, do Secretário de Comunicação, Marcos Roberto Menão, do vereador Edson Silva. Também contamos com as presenças do Eng. Marcelo Bruni do CREA/SP, do Eng. Gumercindo Ferreira da Silva, do Eng. Felipe Antonio Xavier e Senhora, e de Presidentes de Associações que fazem parte da UNARO como Claudio José Ramos de VGP, Romildo de Carapicuíba, Leandro Fogaça de Osasco, João Batista Missé, de Cajamar, Reginaldo Junior de Jandira, José Proença de Itapevi, Paulo Mori de Taboão da Serra, Eng. Jerônimo Cabral, vice pres. Instituto de Engenharia.

2 TRABALHO Nosso trabalho continua em busca de nossos objetivos e tem sido bastante intenso. A dificuldade em encontrar mais pessoas dispostas a doar uma parte de seu tempo

para desenvolver atividades na Associação continua e aqui fica o convite: VENHAM PARTICIPAR.

Mais uma vez agradeço a todos os membros da Diretoria Executiva, ao Conselho Consultivo, aos Inspetores da CAF pelo empenho e pela confiança demonstrados e de nossa Equipe Administrativa que, junto com nossos parceiros, têm cuidado de cada detalhe.

3 CRESCIMENTO Fechamos este ano com um ligeiro aumento no número de associados, mas pequeno em razão do potencial de nossa região. Em nosso quadro de associados existe a predominância de engenheiros civis e estamos na busca por engenheiros de outras áreas, convide um colega amigo. Para atingirmos os objetivos apresentados pelo Plano Estratégico:

divulgação de nossos espaços para locações, aumento do quadro social e do coworking – contamos com a divulgação da AETEC através de nossa Revista, que é distribuída a 3.000 profissionais via correio, 150 indústrias de Cotia e divulgada nas lojas de decoração e materiais

de construção.

4 EXPECTATIVAS PARA 2019 Para o próximo ano haverá grandes mudanças nos rumos de nosso País e esperamos atingir todos os objetivos propostos em nosso Plano Estratégico. Havendo uma mudança de perspectivas as pessoas ficam mais animadas e dispostas a participar e doar parte de seu tempo em outras atividades sociais.

Tenho certeza de que teremos um grande ano para todos nós. Sucesso!!!!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *