RETROSPECTIVA DA GESTÃO
2020/21/22

Nossa Gestão, 2020/2022, iniciou-se com a mesma disposição da gestão anterior com grandes planos em mente e um deles era a implementação de dois Cursos de Pós Graduação, um na área de Segurança do Trabalho e outro na área de Perícias e Avaliações que já estavam estruturados.

Porém, de repente, fomos surpreendidos com a chegada da pandemia, em consequência do aparecimento do Corona Vírus-19 por aqui que transtornou e transformou tudo!

Máscaras, álcool em gel, isolamento, vacinas, hospitais lotados, notícias desencontradas, medo e, a cada dia, a contabilização de casos registrados e mortes decorrentes, não só aqui mas, no mundo todo, o que nos deixava ainda mais assustados.

A AETEC ficou fechada por um bom período e depois, com o início da flexibilização, começamos a aprender e a lidar com a situação. Novas práticas foram adotadas como a solicitação das Cadernetas de Obra “on-line”, atendimento individual mediante agendamento de dia e hora e uma revisão de procedimentos internos, tudo para atender aos profissionais que nos procuravam, da melhor maneira possível. Implantamos uma Pesquisa de Satisfação do Usuário para melhor atender as necessidades de todos.

Tivemos que aprender a lidar com ferramentas que foram aparecendo para facilitar o dia a dia como os aplicativos Zoom, Teams e outros.

Nossas reuniões mensais passaram a ser realizadas com a utilização do aplicativo Zoom com grandes resultados. As reuniões são mais objetivas, mais rápidas, ninguém precisa se deslocar. Porém, aquele “network” depois da reunião e o café, importantes, ficaram faltando.

Também precisamos interromper a sequência de nossos “Almoço com Palestra” a partir de abril de 2020 e só voltamos a realizar em setembro de 2022. Foram 2 anos e meio de interrupção e todos estavam esperando ansiosos pela continuidade dos mesmos.

Nesse período, assinamos um Termo de Convênio com a FECAF – Faculdade Capital Federal, com sede em Taboão da Serra, que oferece uma extensa lista de cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. Esse Convênio oferece aos nossos associados e familiares descontos bem significativos em todos os cursos ministrados.

Outra grande conquista foi a implementação da LGPD
– Lei da Garantia da Proteção de Dados na nossa Associação. Foram meses de muito trabalho e dedicação para a adaptação de novas normas e procedimentos. O âmbito da Lei é bastante extenso e com muitas exigências que vão desde o modo de se arquivar a documentação até ao próprio site da AETEC. Mas, com grande satisfação, nossa Associação foi a primeira do Estado de S. Paulo a fazer a implantação da LGPD.

No segundo semestre deste ano tivemos grandes conquistas: nosso Inspetor Chefe, Cassiano Fabio Santos Diegues foi eleito Delegado junto ao CONFEA e uma proposta nascida na AETEC, com relação aos cursos de Engenharia na modalidade EAD, entre mais de 400 outras propostas apresentadas, será levada para apreciação do CONFEA.

Mesmo com todos os obstáculos, mas já aproveitando as facilidades que foram surgindo, nestes 3 últimos anos conseguimos realizar 35 eventos, sendo 8 presenciais, 3 híbridos (presencial e “on-line”) e 24 “on-line”. Esses eventos foram, essencialmente palestras e, em sua maioria, ministradas por profissionais associados da AETEC. Isso demonstra a qualidade de nosso quadro associativo. Nele temos uma grande quantidade de profissionais pós-graduados, mestres, professores e empresários. Não vou, aqui, fazer menção a nomes para não cometer alguma injustiça, mas quero agradecer, de coração, a todos aqueles que se dispuseram a oferecer seu tempo precioso, a título de colaboração,
para a nossa AETEC.

Nesse período todo, um fato marcante nos entristeceu muito. A perda prematura de nosso grande líder, Arq. José Roberto Baraúna Filho. Sem dúvida nenhuma, se hoje a AETEC tem uma sede própria muito bem estruturada e a projeção e o respeito dentro da comunidade, em grande parte devemos a ele. Sentiremos sempre a sua falta.

Quero agradecer às nossas colaboradoras: Bêlit, nossa Gerente Administrativa, sempre criativa, dedicada, competente e que, neste ano, terminou (em primeiro lugar da turma) a sua graduação em Gestão Empresarial, ainnara (cursando Gestão Empresarial), e Tatiane (em breve também estará cursando Gestão Empresarial) na linha de frente, atendendo de maneira respeitosa e cordial ao público em geral e cuidando do dia a dia do escritório e, por fim a Fernanda que é a responsável por manter as dependências de nossa Associação sempre impecáveis.

Meus agradecimentos, também, à Priscilla, responsável pelo escritório do CREA-SP na AETEC, no atendimento ao público em geral e que sempre se dispôs a nos ajudar e tirar dúvidas em relação a normas e diretrizes do CREA e ao “meu filho” Felipe Xavier (Felipinho, apesar de seus 2,00m de altura) responsável pela fiscalização do CREA em nossa região, que conduziu as reuniões da CAF – Comissão Auxiliar de Fiscalização, com conhecimento, disposição e também, sempre nos ajudou de forma espontânea e competente a resolver todos os problemas que surgiram. Obrigado, Felipinho!!!

À minha Diretoria, também, gratidão pelo apoio e confiança. Sei que as coisas estão difíceis e o tempo é curto, mas todos colaboraram conforme suas possibilidades. Àqueles associados, que
participaram das reuniões e dos Conselhos e a todos os articulistas que colaboraram para nossa Revista, meu muito obrigado!

Agora, um agradecimento especial a um amigo especial, João Lino, que com muito carinho e competência cuida de cada detalhe para que a nossa Revista seja sempre impecável!! Apesar da “idade avançada” está sempre disposto nos estimulando e apresentando uma porção de ótimas ideias. Nunca perdeu o bom humor, nem mesmo quando atrasei a entrega das matérias.

Graças aos seus cuidados, nossa Revista já foi elogiada pela Mesa Diretora em reunião do CREA e fui procurado inúmeras vezes por presidentes de outras Associações do Estado para parabenizar
pela qualidade da Revista, tanto com relação às matérias como pelo cuidado na apresentação gráfica. Valeu, João!!! Agora, meus agradecimentos a Deus, que nos guardou, capacitou, deu forças e ânimo em todo o tempo e à minha família, esposa, filhas, genros, netos que muitas vezes tiveram que dividir com a AETEC um tempo precioso de convívio.

Enfim, desejo à nova Diretoria, capitaneada pelo Carlos Peterson Tremonte, muito sucesso com grandes realizações para o engrandecimento de nossa AETEC.

Depoimentos de Conselheiros Editoriais
sobre a gestão do Presidente

AETEC.
“Um especial engenheiro, que se tornou um amigo querido, e que sempre fez esta arquiteta aqui se sentir, mesmo em minoria, parte do time Aetec”.
Mariana Meneghisso

“Uma pessoa sempre pensando no futuro da Aetec”.
Alvaro Sergio Barbosa Junior

“Esta gestão foi um sucesso, mesmo com muitos desafios, o líder Arthur demonstrou resiliência e sabedoria”.
Renato Andrade

“Durante o período da pandemia, a maneira como o Arthur liderou as diferentes situações foi essencial, para a manutenção dos serviços oferecidos pela AETEC, assim como as reuniões mensais. A liderança do Arthur foi sensacional”.
João Salles Neto

“O presidente Arthur conduziu nossa AETEC de forma brilhante nestas últimas duas gestões, tendo sabedoria e prudência nos direcionamentos e metas, mesmo quando
pego de surpresa diante do período de pandemia, pois soube manter seus associados engajados e participativos. Minha eterna gratidão Arthur!”
Rogério Sagliocco

“Fica complexo expressar de maneira sucinta o mandato do amigo Augusto Arthur Weigand Berna na presidência da AETEC. Alguém que sempre recebeu todos de braços abertos em nossa associação e fez com que a mesma se estruturasse ainda mais. Não mediu esforços pessoais pensando sempre no coletivo. Fazendo com que nossas profissões proporcionassem o desenvolvimento de Cotia como um todo.
Pessoas como o Arthur fazem total diferença para uma sociedade melhor e fico extremamente orgulhoso de ter compartilhado desse período da AETEC, com essa figura ímpar”.
Alessandro Malara Manso

“Em 2018, eu recebi um telefonema do então Presidente Arthur, me convidando para representar a AETEC junto ao CAUSP. Aceitei de imediato! Mas naquele momento
não imaginava o quanto aquele SIM iria modificar a minha vida profissional e, enriquecer a minha vida pessoal. Por isso, eterno Presidente Arthur, serei sempre grata por aquele telefonema, e acima de tudo por esses anos de amizade. Foi um prazer imenso trabalhar ao seu lado!
Cíntia Monteiro

“Durante seis anos como editor da revista, sempre tive com o presidente Arthur um excelente relacionamento, e assim, junto com os conselheiros editoriais, criamos as 36 edições sem nenhuma solução de continuidade, mesmo no período da pandemia. Arthur sempre foi um grande líder inovador
e amigo”.
João Lino da Silva

Matéria da revista AETEC nº45 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *