PROJETO SOU CORPORATIVO
SOU SMILE

Entrevista com o Arquiteto Lula Gouveira do Studio Superlimão

Através de um bate-papo leve e descontraído, o que por sinal é a marca registrada do escritório, aconteceu nossa entrevista com Lula Gouveia, um dos sócios do renomado Studio Superlimão.

Nessa conversa Lula discorreu sobre diversos assuntos, mostrando toda polivalência de um criativo que conta com uma formação de arquiteto e engenheiro civil.

A incansável busca por informações não lineares, a ousadia em mesclar vernacular com tecnológico e um estilo único de trabalhar com o design mostraram um caráter único desse estúdio de arquitetura.

O entrevistado que se apresenta como alguém muito acessível e de criatividade impar demonstra uma enorme paixão pelo ato de criar. Sua arquitetura é repleta de inovações e surpresas bem como o curioso nome que o escritório possui.

A ideia Superlimão vem de uma bala que é “azeda” de início e doce em seu “final”, essa metáfora explica bem a relação da arquitetura praticada pela equipe que se mostra inovadora e surpreendente, trazendo caminhos únicos que nos fazem viajar nas múltiplas possibilidades de um projeto.

Para compartilhar com nossos leitores essa verve do renomado Studio, tivemos acesso ao projeto do SouSmile.

Se trata de uma Startup brasileira de tratamentos de saúde dental que desenvolve alinhadores odontológicos e clareadores a preços acessíveis, a SouSmile ganhou um projeto do Superlimão para a sede da cidade de São Paulo.

Em um galpão na zona oeste, em Pinheiros, o projeto buscou atender a um programa que acomodasse a área administrativa, os profissionais (dentistas que fazem as análises clínicas que para lá são direcionadas e o planejamento dos tratamentos) e a área de produção dos alinhadores.

Atributos da marca foram levados à arquitetura do espaço, de forma a transmitir mensagens da SouSmile, como eficiência, transparência, alegria, auto estima e cuidado. A paleta de cores também veio da marca e foi estudada para aplicação no projeto. Logo na fachada do galpão há uma grande abertura por um portão de enrolar.

Os tijolinhos foram pintados de branco com paginação de pintura, usando a paleta de cores da SouSmile. Com pé direito alto e iluminação natural, o novo espaço é espaçoso e flexível.

A área externa, localizada no recuo frontal do terreno, encaminha as pessoas para dentro do galpão, onde logo se encontra a copa, com um estar generoso para reuniões colaborativas, um booth, e também uma arquibancada e uma sala de atendimento para treinamentos – é neste espaço que todo processo de venda da loja física é simulado e treinado. Sob o mezanino, está a área de produção dos alinhadores odontológicos, o que demandou do projeto atenção técnica para demandas de exaustão, qualidade do ar e revestimentos adequados.

No pavimento térreo estão parte das estações de trabalho

– na diagonal, criando movimento. Foram concebidos espaços para estimular conversas e trocas entre a equipe e um phonebooth com acústica e eco shape para conversas privadas.

Uma passarela com escadas leva para o andar superior, onde estão as salas de reunião nas duas extremidades da edificação. Foi uma opção priorizar o layout de uma das salas com mesa triangular para que todos que participam aproveitem 100% a tela de monitores.

Predomina no projeto simplicidade dos materiais com o uso das curvas na sala de atendimento (em policarbonato), o piso em concreto, mezanino metálico, a iluminação em LED e o mobiliário de trabalho desenhado com produção digital.

Alessandro Malara Manso. Arquiteto e Urbanista
www.am2arquitetura.com.br

Matéria da revista AETEC nº35 edição.

Revista online

Boa leitura!