PROJETO CALÇADA IDEAL PARTE III
O QUE PLANTAR NAS CALÇADAS
As arvores são fundamentais nas ruas e avenidas: embelezam, contribuem para o equilíbrio térmico, refrescando o ambiente, colaboram com a redução da poluição sonora e do ar, fornecem sombra, refugio e alimento, reduzem as enchentes, fixam o carbono e produzem oxigênio, protegem contra ventos, etc. E quando suas flores se abrem e um espetáculo da natureza. Mas temos de ser extremamente criteriosos ao escolher uma arvore para a calcada. Elas podem destruir tubulações, levantar a calcada, se tiver raízes agressivas, tombar em cima de pessoas ou carros, derrubar frutos nas pessoas, deixar sujeira nas calcadas.
Mas ha muito mais vantagens que desvantagens. As desvantagens podem ser evitadas com a escolha certa da arvore, com podas mínimas para tirar os galhos secos e moldar um pouco sua estrutura. Na maioria das vezes o corte ou poda e permitido apenas a prefeitura e companhia elétrica. O corte inautorizado pode lhe render multas pesadas e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental. Você terá que solicitar o serviço e aguardar que aprovem. Portanto, escolha bem. Uma arvore e maravilhosa e para além da vida toda.
Uma alameda com arvores valoriza o seu imóvel, consequentemente, a arborização urbana valoriza a cidade, que fica muito mais aconchegante e bela.
Em geral escolha arvores com as seguintes características para as calçadas:
- Não possuir raízes superficiais ou agressivas
- Não ter frutos ou flores grandes
- Não possuir espinhos
- Não ser toxica
- Não ser de grande porte (mais de 10 metros de altura)
- Não possuir madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins .
- Não ser invasora
Algumas espécies que não vão lhe causar problemas, mas trazer paz e beleza exuberante.
Pata-de-vaca: Bauhinia forficata e Bauhinia variegata – Arvore florífera de pequeno porte.
Bauínia de Hong Kong: Bauhinia blakeana – Floração exuberante, atinge cerca de 8m.
Cambuci: Campomanesia phaea – Arvoreta semidecidua, de aspecto delicado e frutos comestíveis.
Chuva-de-ouro: Cassia fistula – Arvore belíssima, que desponta inflorescências em cachos pendentes, de cor amarelo-ouro.
Cornos: Cornus florida – Arvore nativa dos Estados Unidos, decídua, apresenta transição de cores nas folhas e florescimento exuberante. Atinge 6m.
Crataegus: Crataegus oxyacantha – Arvoreta de clima temperado, com florescimento muito ornamental. Atinge 5m.. E resistente a seca, frio e ventos fortes.
Eritrina candelabro: Erythrina speciosa – Arvore decídua, de pequeno porte, atingindo cerca de 5m. Seu florescimento, além de exuberante, ainda e muito atrativo para beija- flores.
Pitangueira: Eugenia uniflora – Arvore de pequeno porte, textura fina e frutos saborosos.
Jacarandá: Jacaranda mimosaefolia – Um verdadeiro classico. Arvore decídua, de floração exuberante. Ideal para arborização de ruas em regiões de clima subtropical.
Resedá: Lagerstroemia indica – Arvoreta largamente utilizada na arborização urbana. Tem florescimento esplendoroso.
Leucena: Leucaena leucocephala – Arvore de pequeno porte e flores em forma de pequenos pompons. Tolerante a seca. Atinge 7m.
Magnólia: Magnolia spp – As magnolias alem de belas e perfumadas, são muito interessantes para arborização urbana por seu porte pequeno. Alcançam de 5 a 10m.
Jasmim-manga: Plumeria rubra – Arvoreta Jasmim-manga: Plumeria rubra – Arvoreta de flores muito perfumadas e aspecto escultural. Atinge 6m.
Cerejeira-do-japão: Prunus serrulata – Grande valor ornamental, por seu florescimento espetacular. Própria para clima subtropical e temperado. Alcanca 6 m.
Aroeira: Schinus molle e Schinus terebinthifolius – Arvores belas e atrativas para avifauna. Sao de pequeno porte, atingindo de 8 a 10m.
Ipê-de-jardim: Tecoma stans – Arvoreta ideal para calcadas. Apresenta florada amarela eduradoura. Atinge 7m.
Quaresmeira: Tibouchina granulosa – Arvore nativa da Mata Atlântica, de pequeno porte, largamente utilizada na arborização urbana, por sua rusticidade e florescimento ornamental. Alcança ate 12m.
Manacá-da-serra-anão: Tibouchina mutabilis– Belíssima arvoreta, em que e possível admirar flores em três cores diferentes simultaneamente, branca, rosa e roxa, de acordo com a idade da flor. Atinge 6m.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.