Nesta Sexta-feira dia  31/08/2018, aconteceu nosso 35º Almoço dos profissionais com o tema; Ponte Estaiada (Complexo Viário Real Parque), do Projeto á Implantação e Construção – Aspectos Relevantes,  foi abordado pelo Engenheiro Estrutural Candido Fernández Hernando Filho, formado pela Escola de Engenharia Mauá e especializado em patologia de obras civis. Atua na área de projetos estruturais, recuperação de estruturas e consultoria há 36 anos tendo atuado em vários projetos:

Como contratado da EMURB validou todos os projetos e acompanhou a obra do Complexo Viário Real Parque, (Ponte Octávio Frias de Oliveira). Essa ponte é mais conhecida como Ponte Estaiada e, pela sua importância e beleza, transformou-se no novo Cartão de Visitas de São Paulo; Projeto básico de passarela metálica sobre a Avenida dos Bandeirantes – São Paulo; Projeto Estrutural de Alargamento da PTC sobre o Córrego Cinco na SP 425 – Rodovia Assis Chateaubriand – Trecho Olímpia – Guapiaçú; Projeto Estrutural das Fundações da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (Petrobrás) por meio da Chemtech Serviços de Engenharia e Software Ltda; Passarela Metálica em Santos; Reforço em estrutura metálica de Edifício na Haddock Lobo – São Paulo, entre outros.

“A ponte Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada localizada na cidade de São Paulo. A ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após três anos de construção, e hoje é um dos mais famosos cartões postais da cidade.

PALESTRA PONTE ESTAIADA