OBRAS NA IGREJA DE N.S DE MONTE SERRAT

AS OBRAS DE REFORMA DA IGREJA DE N.S DE MONTE SERRAT ESTÃO A TODO VAPOR, NESTA PRIMEIRA ETAPA – PINTURA INTERNA E EXTERNA E TROCA DE PISOS PARA OS FESTEJOS DE 300 ANOS DE SUA CONSTRUÇÃO.

A AETEC ESTA DANDO SUPORTE TÉCNICO A FIRMA CONTRATADA E A PREFEITURA DE COTIA  OS RECURSOS FINANCEIROS NECESSÁRIOS, TUDO ISTO GERENCIADO PELO VEREADOR LUIS GUSTAVO NAPOLITANO.

A SEGUIR IMAGENS EM 15 DE JULHO:

 

300 anos: Reforma da Igreja Matriz de Cotia está a todo vapor.
Qui, 18 de Julho de 2013 10:16
AddThis Social Bookmark Button

Por Fau Barbosa

A reportagem do Portal Viva acompanhou na manhã dessa terça-feira(16) a vistoria das obras de restauração da Igreja Matriz de N. Sra de Monte Serrate. As obras tiveram início no último dia 28 e devem estar concluídas no final de agosto.

A obra está sendo feita para as comemorações dos 300 anos da Igreja, que acontecem no próximo dia 08 de setembro.

Estão sendo substituídos pisos e vigas de madeira sem condições de recuperação, além da pintura interna e externa. Também foi feita uma rampa de acessibilidade para o interior da igreja, localizada na lateral direita.

As obras estão sendo conduzidas por um engenheiro e assessoradas pela AETEC. Nossa reportagem acompanhou a visita técnica feita pelo arquiteto e atual presidente José Roberto Baraúna e pelo Vereador Luis Gustavo Napolitano.

Arquiteto Baraúna e vereador Luis Gustavo Napolitano estão acompanhando a obra

“É um trabalho muito delicado pois cada mexida é uma descoberta e soluções precisam ser pensadas para não alterar as características originais do prédio,” enfatizou Baraúna.

Muitas estruturas foram feitas de madeira e barro e ainda permanecem originais, como os arcos das passagens e afrescos laterais.

“O altar central e os dois laterais não serão mexidos nesse momento, pois são peças com mais de 300 anos e sua restauração só pode ser feita por profissionais habilitados”, informou Luis Gustavo.

Altar todo em madeira não será restaurado nesse primeiro momento

O custo da atual reforma ficará em R$ 100 mil reais que serão custeados pela paróquia, com a arrecadação gerada pela venda de uma rifa.

A paróquia conta com a divulgação e com a ajuda de empresários da região. O valor de cada número da rifa é R$300,00 e ela pode ser adquirida na Paróquia, com o Padre Odair. O prêmio é um veículo Fiat Uno zero kilômetro.

Rifa que está sendo vendida para custear as obras da Igreja Matriz.

Enquanto a obra da Igreja Matriz não termina, as missas estão sendo realizadas nos horários normais, no pátio da igreja.

Missas estão sendo realizadas no pátio da igreja, durante a reforma.

Praça da Matriz

Paralelamente, a Praça da Matriz também deve ser finalizada e entregue pela Prefeitura para as comemorações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *