O USO DOS PALLETS NA DECORAÇÃO

CONFIRA MATÉRIA DA 14º EDIÇÃO DA REVISTA AETEC!

Sustentabilidade e Criatividade

Já não era sem tempo… Finalmente o mundo percebeu que se não tomar algumas medidas, a vida vai se tornar insustentável por aqui. O lixo é, sem dúvida nenhuma, produzida numa velocidade muito maior do que é degradado pelo meio ambiente. Esse, aliás, não está mais dando conta de ser “drenado e dragado” da forma como temos feito: tiramos tudo o que podemos dos recursos naturais sem repor.

Somente a alguns anos que temos nos tornado mais conscientes. Nos preocupando em separar o lixo orgânico do reciclável, tendo a ajuda das prefeituras com os serviços de coleta seletiva, e até mesmo as empresas com programas de reciclagem das próprias embalagens (algumas oferecendo descontos e outras vantagens para os clientes que devolvem estas embalagens. Ainda não é suficiente para frear a destruição que nosso modo de vida provoca no mundo, mas já é um começo.

E com a onda da sustentabilidade, muita coisa passou a ser reaproveitada. Produtos se transformam, se reinventam, se refazem e se renovam. Este é o caso dos pallets.

Mais do que uma tendência, decoração com pallets de madeira é uma forma inteligente de contribuir para um planeta mais sustentável. Upcycling é o reaproveitamento de materiais descartados, dando-lhes um novo uso, utilizando sua forma final para a criação de um objeto útil, como é o caso dos pallets, fácil de ser usado na transformação e decoração de ambientes.

Se você tem vontade de fazer uma decoração exclusiva que seja totalmente a favor da natureza, uma das opções mais interessantes disponíveis e que são sucesso no momento são os pallets. Muito charmosos e cheios de personalidade, os móveis feitos com pallets unem o útil ao agradável: proporcionam muito mais do que economia e funcionalidade, eles trazem beleza, conforto e consciência ambiental para o seu lar. Bonitos, rústicos e praticamente exclusivos, eles esbanjam originalidade.

Podem ser usados no quarto, na sala, na cozinha, no banheiro, na varanda e onde mais você imaginar. São transformados em armários, prateleiras, camas, sofás, mesas e muito mais. Com incríveis possibilidades de criação e acabamento, eles dão um toque mais que especial à decoração. Podem ser crus ou coloridos, envelhecidos ou com cores vibrantes, com pátina ou escurecidos. Para ter bons resultados com a decoração com pallets de madeira, é preciso ter alguns cuidados, por exemplo: se o uso da peça for sofrer algum tipo de peso, deve-se levar em conta a resistência da madeira, passar um verniz, lixar ou pintar, é bom para que o material tenha uma vida útil mais longa. Além de passar sempre um fungicida seguro antes de trazer para dentro de sua casa.

Com as dicas dadas, explore suas ideias, escolha seu cantinho preferido e mãos à obra.

Conscientização e criatividade dando vida a suas ideias.

MATÉRIA POR: Elaine Gonçalves, sócia-proprietária
da AJALA ARTE, www. ajalaarte.com.br

 

 

 

CONFIRA NOSSA REVISTA:

Revista AETEC – Plataforma digital!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *