O QUE É A ENGENHARIA DIAGNÓSTICA

Patologia das Construções?
Quais as utilizações?

Patologia é a ciência que estuda as doenças. Na construção civil, Patologia é a ciência que estuda os mecanismos de degradações e causas das ocorrências das manifestações patológicas.

Através desta ciência determina-se as origens das manifestações patológicas ocorridas nas construções, classificando sua origem quanto a anomalia causada por erro técnico ou falha por erro na manutenção, possibilitando intervir diretamente nas causas dos mecanismos de degradação, recuperando sistemas e subsistemas em deterioração. Colabora assim com a conservação e manutenção das construções. Tem ainda como consequência o aprimoramento dos métodos construtivos interferindo diretamente na qualidade.

A Engenharia Diagnóstica possui ferramentas que permitem o desenvolvimento de trabalhos com diferentes utilizações, são eles:
Vistoria: Tem como objetivo atestar um fato através de um relatório sem averiguação das causas.

Inspeção Predial: Tem como resultado uma peça técnica denominada laudo, que é realizado através da análise de três fatores: condições técnicas, uso e manutenção do imóvel. O objetivo é direcionar a manutenção e corrigir as anomalias e falhas existentes.

Auditoria: Utilizada para esclarecer se um documento formal (contrato, projeto, especificações de materiais etc.), foi executado de forma fidedigna.

Perícia: Prática que determina as causas de um determinado evento. Muito utilizada na área judicial quando é necessário determinar responsabilidades. A peça técnica pode ser um laudo ou parecer técnico.

Consultoria: É o serviço de aconselhamento de questões especificas e tem como peça técnica o parecer.

Com o conhecimento e a utilização adequada das ferramentas da Engenharia Diagnóstica, engenheiros civis e arquitetos possuem um vasto campo de atuação, com trabalhos a serem desenvolvidos com o intuito de: assessorar os usuários das construções quanto à manutenção e conservação de seu patrimônio, aprimorar a qualidade das obras e dirimir discussões de responsabilidades.

Tem-se ainda a condição da visão sistêmica, onde analisamos a obra em suas etapas, são elas:

  • O planejamento, onde se observa as condições de viabilidade técnica e econômica de um empreendimento;
  • Os projetos, onde estão as informações necessárias à execução da obra com a preocupação referente à segurança, habitabilidade, acessibilidade e sustentabilidade do imóvel;
  • A execução, etapa para assegurar a fiscalização e acompanhamento técnico independente;
  • A entrega da obra, momento em que a construção passa para o consumidor final e marco onde inicia a contagem dos prazos de garantia e a manutenção que passa a ser de responsabilidade do proprietário do imóvel;
  • O uso, onde será feita a utilização e manutenção desse imóvel.

A partir do entendimento das etapas pertinentes às construções, conseguimos determinar o papel a ser desenvolvido em cada uma delas, determinando de maneira técnica qual a origem das manifestações patológicas existentes.

Valéria Cotrim Cury. Engenheira Civil, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Engenharia Diagnóstica, Patologia das Construções e Perita Judicial.
Docente nos cursos de pós-graduação do IPOG.

Matéria da Revista AETEC edição nº40.

Revista online

Boa leitura!