MÉTODOS DA MATURIDADE, ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA A DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA DO CONCRETO

O Método da Maturidade é uma técnica utilizada para estimar a resistência do  concreto em diferentes idades, com base na relação entre a resistência à  compressão e a evolução da temperatura do concreto durante o processo de cura. Esse método é uma alternativa aos ensaios destrutivos convencionais, como o ensaio de compressão simples, que podem danificar a estrutura ou ser inviáveis em certas situações.

Para aplicar o Método da Maturidade, é necessário medir a temperatura do  concreto em diferentes pontos durante o processo de cura e determinar a evolução da temperatura em função do tempo. Essa curva de temperatura é então comparada com curvas padrão previamente estabelecidas para diferentes misturas de concreto, que relacionam a evolução da temperatura com a  resistência à compressão em diferentes idades.

Com base nessa comparação, é possível estimar a resistência à compressão  o concreto em uma determinada idade, sem a necessidade de realizar ensaios destrutivos. Essa técnica é particularmente útil em projetos em que é necessário avaliar a resistência do concreto em idades precoces, como em estruturas pré-fabricadas ou em obras que precisam ser concluídas  rapidamente.

Além do Método da Maturidade, existem outros ensaios não destrutivos que podem ser utilizados para avaliar a resistência do concreto em diferentes idades, como o ensaio de ultrassom, o ensaio de esclerometria e o ensaio de resistividade elétrica. Cada método tem suas próprias vantagens e limitações, e a escolha do método mais adequado dependerá das características específicas da estrutura em questão e dos requisitos do projeto.

Uma ferramenta complementar útil e simples para representar, aproximadamente, os efeitos complexos do tempo e da temperatura sobre a evolução da  resistência do concreto jovem e não deve ser aplicado a estruturas de concreto existentes. Algumas normas internacionais e práticas de recomendação que apresentam análises referentes à cura, proteção do tempo e desforma referem-se ao método de maturidade, como: o ASTM C 1074 e ACI 325.11R-01 e outras.

Para determinar a maturidade do concreto e consequentemente a sua  resistência no tempo de cura, algumas etapas e processos devem ser seguidos: um monitoramento histórico das temperaturas nas amostras dos cilindros de corpo de prova e medição da resistência a compressão nos ensaios padrão dos cilindros em múltiplas idades, com o paralelo monitoramento das temperaturas do concreto na estrutura estudada com o auxílio de sensores nos locais críticos, sujeitos a necessidade de retirada precoce dos escoramentos.

A norma ASTM C 1074 apresenta duas funções alternativas para calcular o  índice de maturidade do histórico de temperaturas medidas no concreto: a  primeira é utilizada para calcular o fator de temperatura no tempo através do produto do tempo e temperatura e a outra função é usada para calcular a idade equivalente de uma temperatura específica onde a não linearidade da taxa de hidratação do cimento é considerada.

No comitê Técnico do Ibracon GT401, estamos iniciando os estudos para  disponibilizar ao mercado uma prática recomendada quanto aos ensaios e procedimentos referentes à Maturidade.

Na engenharia é possível encontrar vários dispositivos comercializados para medir a temperatura do concreto, calcular a maturidade e exibir o índice de maturidade de forma digital e em tempo real, podendo ser executados em  múltiplos locais simultaneamente.

Em muitos aspectos, o monitoramento estrutural do concreto em tempo real é  m processo inovador. Promovendo a tomada de decisões com base em medições comprovadamente científicas, esta técnica permite que o engenheiro responsável da obra utilize medições reais em vez de estimativas ou projeções sem embasamento de todos os aspectos e parâmetros ao qual a estrutura é concebida.

Alvaro Sérgio Barbosa Júnior,
Me Prof. Eng. Civil, Diretor Conselheiro da AETEC.

Matéria da revista AETEC nº47 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *