ITAIPU, A MAIOR USINA DO MUNDO , ORGULHO DA ENGENHARIA BRASILEIRA

Os números da Usina de Itaipu são gigantescos, comparável às maiores obras do mundo de todos os tempos, construída orgulhosamente por Brasil e Paraguai entre 1975 e 1982, quando muitos duvidavam da capacidade da engenharia brasileira de construir tão mega empreendimento.

Inauguração: 5 de maio de 1984
Altura: 196 m
Área: 1.350 km²
Área da bacia hidrográfica: 1.350.000 km²
Custo de construção: 19,6 bilhões USD, incluindo a construção e o montante necessário para a rolagem da dívida inicial.

Depois de quase 50 anos a dívida deve ser integral- mente paga até 2.023. Naquela época, para levantar todo o capital necessário, Itaipu teve que recorrer a 70 financiadores, valor que correspondeu a 99,2% do capital necessário. A garantia dos empréstimos era o próprio Tesouro Nacional Brasileiro. Hoje os credores da dívida ficaram  concentrados  em apenas  três  principais: Eletrobrás, BNDES e Banco do Brasil, com pagamento anual em torno de 2 Bilhões de dólares.

A BOA NOTÍCIA

Para se ter uma ideia do quanto significa o término dessa dívida, em 2018, da chamada energia vinculada, que inclui os valores de operação mais a da dívida, foi vendida  a US$ 43,80/MWh. Já a energia não vinculada – o excedente produzido pela usina -, que não inclui os débitos na conta, ficou a US$ 6,06/MWh. Mas os governos poderão decidir por baixar o custo ou auferir lucro. No ano de 2019 a USINA completa 35 anos  de operação, no auge de sua eficiente produção.

MAIOR DO MUNDO EM OPERAÇÃO

Mesmo depois da conclusão da usina chinesa de Três Gargantas, em 2012, com potência instalada de 22,4 mil MW, ante os 14 mil MW de Itaipu, a usina mantém o título de maior produtora de energia do mundo, com o recorde anual de 103,1 milhões de MWh, registrado em 2016. A maior produção da usina chinesa foi de 101 milhões de MWh, em 2018.

TURISMO

A famosa Cataratas do Iguaçu recebe 1,5 milhão de turistas anualmente, mas a usina não fica muito atrás, ela recebe 1 milhão de visitantes que querem conhecer essa maravilha, mas que dispõe de diversos outros passeios muito interessantes como:  Refúgio Biológico Ecomuseu, Kattamaran, Polo Astronômico, Itaipu Iluminada, Itaipu Especial, Itaipu Panorâmica, bom Restaurante e uma paisagem muito gratificante.

Matéria da revista AETEC nº 25 edição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *