ENGENHARIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS E EMPRESAS

Habitualmente quando mencionamos engenharia, a maioria das pessoas associa este termo a uma profissão voltada à profissionais que gostam de cálculo, números, trigonometria e etc.., mas será que é isso mesmo?

História
A palavra engenharia tem origem do latim ingenium, que significa “produzir ou gerar talento, ou qualidade nata”. Surgiu devido à necessidade de proteção e busca por alimentos pelos homo sapiens. Nascido no Egito, há mais de 4600 anos, Imhotep foi o primeiro engenheiro civil da história. Ele é conhecido por ter projetado e supervisionado a construção da a famosa Pirâmide de Djoser, depois, tivemos os engenheiros romanos que desenvolveram os conceitos de estradas com pisos feitos de pedras (fig.1) e com leve inclinação para escoamento das águas de chuvas, este advento facilitou o acesso das tropas e desenvolvimento das cidades e consequentemente as populações locais.

Um pouco mais a frente acessamos as maravilhas criadas por gênios como Arquimedes, Leonardo da Vinci, Elmina Wilson (a primeira engenheira civil dos Estados Unidos, dentre estes destaco Gustave Eiffel famoso pela construção da Torre Eiffel, símbolo de Paris. Mas ele também contribuiu para a obra da Estátua da Liberdade de Nova York (onde introduziu o conceito de instalação de placas metálicas sobre estruturas utilizados até hoje em edifícios, shoppings e edificações residenciais) (fig.2).

Conceito e prática

Os conceitos desenvolvidos pelos engenheiros acima, cooperaram certamente com a definição de que Engenharia é uma disciplina que combina conhecimento científico, habilidades técnicas e criatividade para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras. A engenharia está presente no nosso dia a dia e nem sequer percebemos, veja o exemplo do funcionamento de alguns equipamentos como um chuveiro, fogão, refrigerador, televisor, notebook, veículo, avião ou um celular, se observarmos bem todos usam energia elétrica mas de maneiras distintas, nos veículos para partida e controle de sensores, nos chuveiros para aquecimento da água, em aviões para controle dos equipamentos e comunicação, ou seja, os conceitos básicos de engenharia não são diferentes mas aplicação para cada produto sim. (fig.3)

A convivência sadia com a Engenharia
Por vezes, entendemos que a contratação de um profissional qualificado como um engenheiro ou arquiteto para a construção de uma residência, edificação comercial ou instalação esportiva custa muito caro, este entendimento incorreto tem algumas consequências reais como: execução de construções excessivamente cara e de longa duração, sem as devidas documentações e sujeitas as fiscalizações/ sansões. Há diferentes maneiras para acessar a estes profissionais e reduzir drasticamente os custos com sua obra. Uma das maneiras é o acesso a AETEC que poderá indicar os profissionais mais adequados para sua necessidade e também providenciar através do CREA/SP a regularização da sua obra.

Engenharia para todos
Muitos jovens acreditam plenamente que tornar-se engenheiro é um caminho longo e difícil, precisa gostar de matemática e fundamentalmente ficará rapidamente obsoleto com o avanço das novas tecnologias, mas não é bem assim. Como demonstrado acima, as diferentes engenharias sempre acompanharam o desenvolvimento humano, das tecnologias e em certas ocasiões anteciparam tendências. A necessidade de ter domínio dos números através da matemática e cálculos também não é uma verdade absoluta, já estas atividades hoje são realizadas por softwares e computadores, o que estes não fazem ainda com a capacidade intrínseca humana, chamada percepção, é analisar os resultados e tomar decisões baseado nos fatos constatados durante o estudo, que eu gosto chamar de “Olhar o placar e não entender o resultado do jogo”, isto, a genialidade humana ainda faz muito melhor. (fig.4

João Salles Neto. Membro da AETEC. Engenheiro de Produção Mecânica. MBA em Logística Empresarial pela Universidade Mackenzie . Proprietário da J Salles Projetos e Instalações a gás para residências, comércios, industrias e empreendimentos linkedin.com/in/jsallesneto

Matéria da revista AETEC nº50 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *