EIXO MONUMENTAL DE MARINGÁ COLOCA O PEDESTRE EM 1º LUGAR

O projeto Eixo Vivo é um processo de reestruturação do Eixo Monumental de Maringá, com 1,3km, que recupera a vida urbana e a unicidade da área central da cidade.
Atua como um impulso que possibilita a criação de uma identidade e promove oportunidades distintas de interação e apropriação do espaço público, potencializando o desenvolvimento, inclusão e conservação e ao mesmo tempo preservar a memória local. A proposta busca valorizar a essência do Eixo como espaço público e recupera a integridade da região, trazendo o espaço útil de lazer e vida urbana sob a perspectiva de acolher diversas formas de interação entre pessoas. Inverte-se a lógica de ocupação do ambiente urbano: mais espaço para as pessoas, ao mesmo tempo em que os carros possuem seu lugar no sistema com menor prevalência.

Configura um cenário de pedestrianização do Eixo,
com piso em nível em toda sua extensão.
O transporte ativo a pé ou de bicicleta é
uma premissa básica para atender aos propósitos
de requalificação dos espaços urbanos mais
saudáveis e sustentáveis.

Três camadas de atuação se sobrepõem para uma abordagem integrada ede ocupação sustentável deste território:

Paisagem Viva – Resgata a memória e história do município como local produtor, recupera a memória agrícola, incorpora a natureza além da contemplação visual produzindo um espaço dinâmico, que alimenta, conscientiza, traz senso de pertencimento e comunidade, gera ambiente lúdico com lugares de complexa interação com o indivíduo e com o meio ambiente;

Mobilidade – Configura um cenário de pedestrianização do Eixo, com piso em nível em toda sua extensão, alinhada ao movimento mundial da prática de um desenho urbano voltado à escala humana;

Infraestrutura Ativa – Priorizando a escala do pedestre, novas potências surgem, abrindo espaços que promovem maior relação dos edifícios e atividades do entorno com o espaço público.

Uma estratégia para geração de receitas é o fomento e a formação de parcerias público privadas para usos com potencial comercial com o objetivo de incentivar a iniciativa privada a assumir responsabilidade por parte dos investimentos, adotando mecanismos de incentivos e contrapartidas que beneficiarão o poder público e o empresário.

O projeto é do escritório de Arquitetura de São Paulo/sp

“NATUREZA URBANA”, que ganhou o 1º lugar no concurso público para requalificação do espaço público do Eixo Monumental de Maringá – PR, em outubro de 2018, verba municipal R$50 milhões para as obras, com licitação no 1º semestre 2019.

Equipe da Natureza Urbana: Pedro Paes Lira e Manoela Muniz Machado (RESPONSÁVEL TÉCNICO E AUTOR), Julia Marini, Laura Figueiredo e Juliette Tellier (CO-AUTOR), Bianca Vasone, Gabriela Ornaghi e Lilian Dazzi (CONSULTOR PAISAGISMO), Alexandre Horiye Ferreira e Felipe Macedo Barbosa (CONSULTOR ENGENHARIA).
Matéria r
evista AETEC 22º Edição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *