CONJUNTO NACIONAL SEDIARÁ A PRÓXIMA CASA COR

O Conjunto Nacional, ícone datado de 1956, obra do arquiteto modernista, paranaense de nascimento, e mineiro de criação, David Libeskind será, neste ano, cenário para a edição de 35 anos da Casa Cor São Paulo.

A maior mostra de arquitetura e arquitetura de interiores da América Latina acontecerá entre os dias 5 de julho e 11 de setembro com o tema “Infinito Particular”. O responsável
pela implantação dos espaços expositivos ao edifício é o escritório de arquitetura FGMF, que dará forma ao projeto nos 9 mil metros quadrados da laje livre que fica por trás dos
brises da fachada do primeiro andar do edifício.

A proposta respeita a identidade histórica ao preservar o projeto original, onde as interferências para adaptar os ambientes na mostra serão caixas em diferentes projeções e alturas, distribuídas pelo espaço de planta livre e modular marcada pelos pilares, trechos com pé direito generoso de 5 metros.

A curadoria da exposição criou o conceito principal e lançou aos profissionais a proposta: demonstrar nos projetos a priorização do bem- estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto criando assim um movimento de tendência às casas biográficas, personalização mais importante do que estilos ou conceitos.

Expressivas lições arquitetônicas do Conjunto Nacional o tornam uma referência atual das edificações de uso misto quanto à implantação estratégica em relação ao uso do lote.

Vemos esse movimento nos projetos contemporâneos na cidade de São Paulo em função das modificações nas regras de urbanismo, uso e ocupação do solo orquestradas pela prefeitura já a quase 10 anos, como a relação do térreo com o entorno.

No conjunto Nacional, a galeria comercial, que já foi considerada o primeiro shopping da América Latina, nos dá a sensação de ser uma continuação das ruas, nos permitindo caminhar de uma rua a outra e permeiam de forma inteligente para os acessos aos demais andares e seus usos, coletivos ou não, através de elevadores, rampas e escadas rolantes.

O volume horizontal corresponde ao conjunto comercial concebido como uma grande praça pública com características urbanas.

O Conjunto Nacional, em seu volume horizontal abriga estabelecimentos comerciais como a linda Livraria Cultura, academia, lojas, duas salas de cinema (que funcionam
onde ficava o tradicional Cinearte), uma unidade da Caixa Cultural, onde ocorrem exposições e apresentações de dança e teatro e na cobertura se instalou a casa de shows Blue Note, filial da matriz nova iorquina.

A ala residencial do complexo residencial é o edifício Horsa e seu enorme relógio no topo dos 26 andares de apartamentos, que pode ser visto a mais de cinco quilômetros de
distância.

A Casa Cor trará para o local 68 ambientes, entre estúdios, lofts, cafés, restaurantes e jardins. Nomes já consagrados do design e também novos talentos estarão mostrando
a que vieram. A pré-venda dos ingressos já está disponível e com desconto, pela internet.
Programa importante para colocar no calendário de todo o corpo técnico e artístico que lidam com construção e decoração, conhecer tendências, mas também entender processos e seus resultados. Até lá!

Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, arquitetos urbanistas, há 17 anos
sócios titulares do Escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura

Matéria da revista AETEC nº 42 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *