CAU/SP LANÇA MANUAL COM ORIENTAÇÕES ÀS POLÍTICAS MUNICIPAIS DE PATRIMÔNIO CULTURAL

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo lançou em agosto uma publicação voltada às
ações de preservação do patrimônio.

A motivação para a elaboração deste livro é urgente e nobre. É sabido que, no Brasil, a administração pública carece de projeto, estrutura, instrumentos e recursos humanos e financeiros. Na área da cultura e, especialmente, no campo da preservação cultural, esse drama é
ainda maior.

A urgência e a emergência se reafirmam dia a dia, sempre que perdemos um museu, uma edificação, um parque, rios, acervos, saberes, memórias e vidas. São chamas e tragédias que destroem e ferem a alma.

Este conteúdo visa sensibilizar governos, gestores públicos e a população sobre o papel e a importância da preservação do patrimônio cultural em sua diversidade e abrangência e seu impacto socioeconômico como componente imprescindível ao desenvolvimento sustentável.

O Manual de Orientações às Políticas Municipais de Patrimônio Cultural busca também auxiliar na qualificação e atualização dos conselhos de patrimônio cultural já existentes, assim como incentivar a implantação de estruturas e instrumentos municipais de preservação cultural que tenham condições de conduzir uma política integrada de patrimônio cultural.

“O incentivo à preservação do patrimônio cultural é, sem dúvida, importante para a memória da profissão e das técnicas construtivas, para a história das nossas cidades e de seus habitantes, para a valorização das paisagens e centros históricos, para a qualidade do ambiente e para a cultura como um todo”, destaca a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo.

Para baixar o manual, acesse o conteúdo no site: https://bit.ly/3SojDkM

Matéria da revista AETEC, 43º edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *