Hoje, gostaríamos de destacar uma notícia que foi publicada em 2017, porém com um tema super atual e que realmente merece o nosso reconhecimento!

A brasileira Engenheira de Materiais, Nadia Mohammed Elmassalami Ayad, quando recém formada pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro, foi a grande premida (em contraste com o que ocorria no Brasil com a cantora Anitta sendo escolhida como Mulher do Ano) como vencedora do mundial de 2016 pela Global Graphene Challenge Competition, uma competição internacional promovida pela empresa sueca Sandvik, buscando soluções sustentáveis e inovadoras pelo mundo.

Nadia criou um sistema de dessalinização e filtragem de água usando o grafeno, que possibilitará o acesso à água potável a milhões de pessoas, além de reduzir custos com energia. A previsão é que num futuro próximo o acesso à água será um problema enfrentado em grande parte do planeta, daí a enorme importância da criação da engenheira, que concorreu com outros nove finalistas.

Atualmente fazendo doutorado em Bioengenharia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, ela destaca que a falta de conhecimento e interesse popular pela ciência desestimula os jovens a seguirem carreira.

“O Brasil é um país cheio de mentes brilhantes, porém o que falta são oportunidades – tanto para que essas mentes descubram que podem ser cientistas quanto oportunidades para atingir esse sonho.”

Nós da AETEC parabenizamos Nadia Ayad pela sua dedicação e trabalho!

.

Curiosidade sobre o Grafeno (via Techtudo)

O grafeno é um material composto de átomos de carbono que, por ser simplesmente o mais fino e mais condutor do mundo, é tido como o futuro da tecnologia. Essa camada ligeiríssima de grafite é ainda muito resistente, se levarmos em consideração sua espessura, sendo 100 vezes mais forte que o aço.

Quando isolado e usado da forma correta, o grafeno ganha possibilidades incríveis de utilização e, por isso, é visto como a solução de vários problemas na área de tecnologia: desde substituição de materiais raros e escassos até o barateamento de custos para o consumidor.

Não é à toa que o grafeno é supervalorizado no mundo da tecnologia. Ele é, simplesmente, o material mais forte, mais leve e mais fino conhecido na atualidade. Além disso, é transparente, elástico e conta com propriedades elétricas e óticas, usado para a produção de células fotoelétricas, peças para aeronaves, celulares e outras tantas aplicações na indústria.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *