ARQUITETO E ENGENHEIRO NA OBRA, O INÍCIO DE UM PROJETO DE EXCELÊNCIA
Alessandro Malara

Um dos pontos iniciais que deve ser abordado é que esses dois profissionais apresentam diferenças marcantes e que se complementam. O trabalho harmonioso dos dois contribui de sobremaneira para uma obra de grande qualidade técnica e visual, tendo como maior beneficiário quem os contrata.

Para uma melhor compreensão definimos abaixo as áreas de atuação de cada um, facilitando a compreensão da importância de contar com ambos.

ARQUITETO

É o profissional que utiliza de recursos técnicos e artísticos para transformar os anseios do cliente no produto desejado, considerando tendências do mercado, novos materiais e questões tecnológicas.

Ele é responsável pelo design do projeto que consiste em concepção e planejamento.

O arquiteto consegue trabalhar com exatidão a melhor distribuição dos espaços internos e também a correta comunicação entre cômodos, tornando a obra algo funcional. Além disso o arquiteto insere conhecimentos ligados a ventilação e iluminação natural o que torna a construção agradável termicamente e o ambiente salubre.

Também cabe ao arquiteto a definição de padrões estéticos da obra, sem esquecer de conceitos práticos como o melhor aproveitamento da construção no lote e o atendimento das diretrizes municipais ao se respeitar o zoneamento vigente.

ENGENHEIRO CIVIL

Esse profissional é o responsável por gerenciar e desenvolver os melhores métodos para a execução da obra.

O engenheiro civil acompanha todas as etapas e apresenta conhecimento avançado em tipos de solos, especificidades de rochas e fundações, possibilitando dessa maneira o cálculo estrutural mais adequado ao porte e tipo da obra.

Cabe ao engenheiro civil a realização de projetos complementares que irão nortear o desenrolar da construção, tais como projeto hidráulico, elétrico e saneamento, etapas primordiais na infraestrutura da construção.

O Engenheiro elabora o cronograma demonstrando cada fase da obra e os insumos a serem utilizados; otimizando o processo de execução da mesma.

Sendo assim definimos que cabe ao Arquiteto o projeto, estética e funcionalidade da obra e ao Engenheiro Civil a correta execução, desenvolvimento de métodos e gerenciamento. O trabalho em sinergia transforma o resultado final em um projeto de excelência, com a satisfação plena do cliente que os contratou.

Alessandro Malara Manso, arquiteto e urbanista, graduado pela UNESP. www.am2arquitetura.com

Matéria da revista AETEC nº 28 edição.

Revista online.
Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *