A SUSTENTABILIDADE NASCE DESDE A IMPLANTAÇÃO DO TERRENO

Quando falamos de sustentabilidade na arquitetura é importante pensar desde o início do projeto. Como neste projeto para atender a necessidade da família que gostaria de não ter que subir escadas no dia a dia, mesmo sendo um terreno em declive. Criamos então uma casa onde os dormitórios, salas, cozinha e área de serviço fiquem no nível da rua e aproveitamos o desnível do terreno para criar uma área gourmet e área de piscina independentes no nível inferior. Com isso não tivemos uma movimentação de terra externa e nem a criação de grandes muros de arrimo tendo assim um menor impacto. Além disso para conseguir uma estrutura mais inteligente e econômica desenvolvemos uma planta linear apoiando a casa em 3 linhas de pilares facilitando a execução e minimizando o gasto de materiais. Dentro desta linha que adotamos utilizamos em toda área externa pisos drenantes além da área verde mantida.

SUSTENTABILIDADE
Entrando agora na parte de sustentabilidade e infraestrutura oculta, foi proposto o reuso de água de chuva e a utilização de energia solar além do aquecimento de água de banho e piscina também solar. Com todos estes itens pensados para um menor impacto no meio ambiente, não foi deixado de lado uma arquitetura contemporânea muito bonita e muito funcional, como dá para ver nas fotos.

Quando vamos para o interior da residência os ambientes integrados e funcionais dão o tom da casa. Na área gourmet a utilização de matérias como placa cimentícia com grafite escondendo as coifas, móveis com compensado, pedras naturais e forro de pinus tratado dão um ar mais industrial para receber convidados de forma mais informal. Já na área térrea foi utilizado mais cores como no armário da cozinha e nos banheiros se opondo com porta de demolição e móveis mais rústicos.

Na porta que fecha a cozinha foi reutilizado um assoalho que foi descartado de outra obra misturado com serralheria e vidro  permitindo o fechamento e abertura total da cozinha.

Na ventilação, para minimizar ar-condicionado, pensamos sempre em janelas opostas, grandes, envidraçadas, criando um fluxo cruzado e nos banheiros centrais claraboias, que além de uma boa ventilação possibilita uma luz zenital linda. A preocupação da ligação com a área externa e a natureza é visto em grandes aberturas e todo layout voltado para vista externa.

Daniel Szego é arquiteto e urbanista, titular do escritório Daniel Szego Arquitetura, www.danielszegoarq.com.br

Matéria da revista AETEC nº47 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *