A FALTA DE MANUTENÇÃO NO AR-CONDICIONADO PODE CAUSAR RISCO Á SAÚDE?

As altas temperaturas registradas no verão tornam a utilização do ar condicionado quase uma necessidade em ambientes fechados. No entanto, muitos não sabem que a falta de manutenção e higienização dos equipamentos pode tornar o ar refrescante em um perigoso transmissor de graves problemas à saúde.

Estudos comprovam que é 10 vezes mais barato manter um equipamento mecânico funcionando através da utilização de um programa de manutenção preventiva eficiente, do que efetuar este serviço somente quando a máquina quebra e tem que ser submetida a um procedimento de manutenção corretiva, quase sempre lento e dispendioso. Neste caso o custo total será sempre bem maior.

Se esta afirmação é verdadeira para os diversos equipamentos mecânicos de uma maneira geral, ela é imprescindível para os equipamentos de ar-condicionado especificamente, pois além das perdas mecânicas proporcionadas pela falta de manutenção preventiva, existe também o risco de propagação de doenças contagiosas.

O que pode provocar a falta de manutenção preventiva dos equipamentos de ar-condicionado?

Além da quebra dos equipamentos, a falta de manutenção das máquinas e das tubulações do ar-condicionado pode provocar uma série de doenças alérgicas, como a rinite, sinusite, tosse crônica e até a pneumonia.

“Pessoas que convivem com ar condicionado nos locais de trabalho estão vulneráveis a essas patologias graças à contaminação das tubulações e dos equipamentos por fungos e bactérias, e pela falta de limpeza”.

Nas tubulações de ar muito antigas, onde a limpeza não é feita com frequência, podem -se encontrar animais em decomposição como insetos, morcegos, ratos e pombos. A limpeza nas bandejas e tubulações do ar –condicionado deve ser feita no mínimo a cada seis meses, no entanto 90% dos edifícios não seguem a determinação. “A falta desta limpeza, principalmente de prédios e edifícios causam a colonização de bactérias. As pessoas respiram o ar contaminado, e aquelas que já sofrem com alergias o quadro se agrava e as que não têm alergia acabam por contrair a doença”.

Contudo, a manutenção do ar-condicionado também deve ser feita nas residências. Quem dispõe desse conforto em casa, também precisa tomar precauções. “É preciso seguir as orientações estabelecidas pelas Normas, pois para cada tipo de equipamento existe uma exigência em termos de rotina de manutenção e limpeza”.

Uma das bactérias mais perigosas encontradas nas bandejas de condensador e nas tubulações de ar é a legionella, causadora de infecções agudas e pneumonia, que levam à morte. Como exemplo, temos o caso do ex-ministro das comunicações, Sérgio Motta que morreu em 1998, após ser vítima da bactéria.

A partir da morte do ministro, o Ministério da Saúde criou a portaria 3523/98 que estabelece normas para a manutenção e higienização mensal dos aparelhos de ar. A limpeza deve ser realizada por um produto biodegradável notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O que deve prever um bom programa de manutenção preventiva?

Um bom programa de manutenção preventiva deve incluir a verificação mensal da existência de focos de corrosão e de sujidade nos equipamentos internos e externos, verificação do nível de ruído e vibração das máquinas, medição de vazão e pressão na sucção e descarga dos ventiladores, verificação do nível de óleo e troca se for o caso, medição das tensões e correntes elétricas em cada componente, execução de testes de vazamentos, execução da limpeza e higienização de filtros e bandejas de condensador, limpeza da rede de drenagem e das redes de dutos, etc.

A Norma Técnica NBR 13971/97 da ABNT estipula procedimentos de trabalho que devem ser seguidos nas rotinas de manutenção programada de sistemas de ar condicionado, estabelecendo a periodicidade das atividades, as quais variam em função das características de cada tipo de sistema de climatização.

Associado AETEC Mauro Krempel,
engenheiro mecânico especialista há mais
de 50 anos em sistemas de ar condicionado.
maurokrempel@gmail.com
1 responder
  1. Dicas Renda Extra
    Dicas Renda Extra says:

    Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *