PRESIDENTE DO CREA-SP FALA DOS SEUS PLANOS

Decorridos menos de 30 dias após eleito presidente do CREA-SP, fomos entrevistar o eng. VINICIUS MARCHESE MARINELLI em seu gabinete, na sede da Av. Faria Lima e lhe apresentamos perguntas selecionadas, outras agrupadas, enviadas pelos nossos associados.

O CREA-SP poderia criar um exame de ordem ou trabalhar politicamente junto ao MEC para melhorar a qualidade de ensino na maioria das faculdades de engenharia e não abrir mais faculdades sem um grau elevado de qualidade comprovado?

Vejo esse assunto discutido sistematicamente nos congressos profissionais, quando são colhidas propostas do país inteiro. Particularmente acho muito difícil a aplicação de exame de ordem em nosso conselho pela pluralidade de profissões – mecânico – eletricista, civil – TI – naval, meteorologista, e ainda geógrafos, agrônomos, técnicos, tecnólogos, etc. O que vejo acontecer em outros países é que periodicamente acontecem cursos de atualização e complementação, sem interferência em seu trabalho. Esse aprimoramento qualifica melhor o profissional, e ajuda na hora de escolher o melhor. E isso o CREA-SP pode ajudar. Ao mesmo tempo, nada impede que façamos uma abordagem política junto ao MEC, demonstrando a nossa preocupação com o risco de se formar tantos engenheiros com menos qualificação do que o ideal. Os alunos não têm culpa de estar recebendo menos conhecimento, mesmo porque eles não têm conhecimento do que seja um currículo mínimo necessário e carga horária satisfatória, mas lembro que há 15 anos atrás, a carga horária era o dobro da atual. Cursando uma faculdade menos qualificada, depois eles sofrem para ter um emprego bom.

Poderíamos ter no futuro voto pela internet?

O comparecimento este ano foi prejudicado pelo dia, 15/12 – já próximo do Natal, tendo sido adiado de data anterior, o que causou maior confusão. Não tenho nada contra, mas esse processo tem de ter 100% de segurança, uma auditoria independente gabaritada, e tudo isso precisa um planejamento muito grande e um processo administrativo com risco zero.

Como melhorar junto à MUTUA o nosso plano de saúde, torná-lo mais abrangente e econômico? Ou termos outro plano?

Não é o papel do CREA, nem nossa atividade fim. Talvez o Plano de Saúde da Mútua tenha de ser melhorado, como você propõe, e o que o CREA pode fazer é conversar e ajudar no que for possível. Outra forma seria ter um plano sob a supervisão de nossas associações integradas com esse objetivo.

Quando teremos a nossa Carteira de Identidade Digital?

O CONFEA era quem expedia a maioria das Carteiras, mas o convênio foi encerrado e nos foi pedido para passarmos a expedir integralmente. Estamos trabalhando para rapidamente absorver esta tarefa, e dar mais agilidade na sua expedição. Hoje a nossa Carteira tem chip mas não é o ideal, vamos melhorar tudo isso.

Quando vai começar o Planejamento Estratégico?

Já começou, foi amplamente discutido em nossa primeira reunião de diretoria após a eleição e está em pleno desenvolvimento, levantamento de itens, especificações, missão, valores, objetivos. Esse processo já vinha andando no ano passado na diretoria e procuramos acelerar em nossos primeiros passos na nova gestão, com muita gente trabalhando nisso. Assim, embora seja um trabalho amplo e difícil, acho que em breve vocês receberão as novidades.

Como pretende fazer o fortalecimento das entidades profissionais e do Colégio de Entidades Regionais (CDER), tem recursos humanos, financeiros e tecnológicos para isso?

Eu sou associativista, conheço bem os problemas das associações e suas carências e sou favorável a que elas cresçam, se tornem mais independentes e atuantes, ampliando a força e prestígio na sua cidade. Não é por estar aqui na minha frente o Arthur, mas a AETEC é um exemplo de como uma entidade pode crescer, se tornar mais forte, andar com seus próprios passos. E o CREA-SP deve e pode ajudar muito. Já estamos desenvolvendo diversos trabalhos para nos envolvermos mais com as entidades, com apoio financeiro, tecnológico e operacional, de tal forma que tenhamos um crescimento substancial da maioria das associações, dentro de um planejamento sólido , estrutural, com cobrança de resultados e transparente para todos.

Quando seria possível termos a Câmara de Mediação de Arbitragem no CREA-SP?

Estamos caminhando a passos largos para a concretização dessa ideia. Não é uma tarefa fácil. É preciso estudar muito, ver outros exemplos, até mesmo com outros CREAs, institutos, associações, porque se trata de assunto extremamente complexo, e quando dermos o início, deve estar sólido, estruturado, equipado. Quando conseguirmos montar essa estrutura na cidade de São Paulo, e estamos caminhando para isso, com a chancela do CREA-SP, já com experiência adquirida, poderemos aos poucos ir montando Câmaras Regionais de Mediação de Arbitragem, com total infraestrutura e profissionalismo, sob a supervisão de associações do interior.

A maioria não sabe exatamente os objetivos e serviços do CREA-SP, os alunos de engenharia e os profissionais não carecem de receber mais comunicação da parte do CREA?

Sinto muito isso também, precisamos sim fazer um planejamento de comunicação, talvez até com uma agência de propaganda ou marketing digital, e para isso devemos montar uma equipe para estudar a melhor forma, qual caminho é o mais eficiente e mais econômico, mas que possa trazer maiores resultados para o nosso conselho e para a importância do profissional qualificado, certificado pelo CREA, em todos os projetos de engenharia, valorizando a classe e a importância do engenheiro, cuja contratação deixa a sociedade mais segura e tranquila.

Como você finalizaria esta entrevista?

Procurarei fazer um trabalho digno, respeitoso, transparente, implantando uma administração essencialmente técnica, com investimento em tecnologia, para reduzir a burocracia. Com a implantação de Compliance e Planejamento Estratégico , como requer a moderna administração, vamos atender a todas as normas legais. Trabalharemos pelo fortalecimento do Colégio de Entidades Regionais (CDER-SP) criado em nossa primeira gestão, com vistas à sustentabilidade e autonomia das Associações de Classe e o mais cedo possível, vocês sentirão as melhorias que serão implantadas para atender a todos com excelência nos nossos serviços