INCLUSÃO DIGITAL

COMO SER ENCONTRADO NA INTERNET
Eduardo Langner
Empresário Marco Zero Digital

Vamos iniciar uma sequência de pequenas orientações e dicas voltadas diretamente ao

seu negócio e queremos iniciar a primeira delas com a Inclusão Digital.

Muitos dizem que devemos “estar na internet “ ou ainda “procure no Google”, mas como realmente podemos estar na internet ou ser encontrado no Google? Por que é tão importante assim?

Nos tempos de hoje é inegável que o uso de computadores é algo sem retorno, e mais, definitivamente conectados na internet. Neste processo de digitalizar/ virtualizar a informação, a grande maioria está ficando para trás. Veja, quantos de nós colocou suas informações nos locais corretos para ser encontrados na internet? Quais locais são estes?

Tomemos um exemplo prático, acabei de fazer uma pesquisa procurando engenheiro civil em Cotia e o resultado foi:

1: Anúncios de engenheiros e seus serviços;

2: Vagas/ estágios para engenheiros;

3: A nossa própria

4: empresa remanescente de listas de endereços;

Fora os anúncios, nenhum engenheiro foi localizado na primeira página da pesquisa em Cotia e a categoria conta com mais de 1.700 profissionais na cidade. Mas enfim, como estar na internet? Como ser encontrado? Para isso preparamos alguns passos rápidos, que na maioria só dispende tempo, são eles:

  • Tenha em mãos um perfil seu, em papel, descrevendo suas atividades, especialidades, formação e principalmente, testemunho de clientes atendidos, você usará essas informações para tudo;
  • Com isso em mãos, faça um cadastro no Linkedin, profissionais são encontrados lá;
  • Tenha uma página pública no Facebook, não precisa escrever muita coisa, apenas as que você acha relevante, poste fotos de obra e testemunhos dos seus clientes, mais para frente usaremos essa ferramenta com mais intensidade;
  • Toda atividade que achar realmente importante, poste no Instagram, use e abuse;
  • Finalmente, cadastre-se no Google seu negócio, além de ter agora um perfil no Google, ele lhe localiza no mapa da cidade. Todos esses passos são digitais e oferecidos gratuitamente pelas empresas, caso queira avançar nos serviços, a maioria conta com anúncios, mas a parte gratuita já é um grande passo e para isso, você vai precisar de um celular ou de um computador.

Marco Zero é uma empresa

especializada em duas áreas específicas,

Marketing Digital: www.marcozerodigital.com.br

e TI: www.marcozeroti.com.br.

Sempre à disposição da Aetec e seus associados