RETROSPECTIVA DO ANO DE 2017 NA AETEC

De repente percebemos que o ano de 2017 terminou, então demos uma parada para pensar no que foi feito, o que aconteceu. Ao assumir o comando da AETEC pela nossa chapa “Continuidade, Trabalho e Crescimento” fizemos um plano de trabalho para cada um dos títulos de nosso lema e então pudemos comparar as propostas e os resultados obtidos.

1 - CONTINUIDADE

Resultados: Neste item nós temos mantido o bom relacionamento anterior junto à Prefeitura Municipal de Cotia e com ativa participação nos Conselhos da Cidade, do Meio Ambiente e do Turismo, assim como participação de grande relevância nos estudos do PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – do Governo Estadual através da EMPLASA, com nossos representantes José Roberto Barauna Filho e Alvaro Sergio Barbosa Junior, com posições de destaque nos trabalhos para a Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo.

Nosso relacionamento com o CREA, CAU, MUTUA e UNARO foi muito bom. Em julho recebemos a visita do Presidente do CREA-SP, Eng. Vinicius Marquese Marinelli e sua equipe, por ocasião de nosso almoço mensal e o mesmo elogiou o trabalho desta Diretoria à frente da Associação. No mês de setembro o Diretor Financeiro do CREA-SP, Rodolfo F. More, participou de nosso almoço mensal e também ficou impressionado com nossa estrutura. O Diretor Geral da MUTUA, Eng. Pedro Katayama, também nos fez uma visita por ocasião da realização do curso de Archicad/Bim, ministrado em nossas dependências. A MUTUA tem sido grande parceira da AETEC com patrocínio para nossa revista e também para os cursos que promovemos e por isso conseguimos custos bastante especiais para nossos associados. Além disso, rotineiramente recebemos as visitas do Eng. Gumercindo Ferreira da Silva, Assessor do Presidente do CREA-SP bem como dos Srs. Marcelo Bruni, Eng. José Eduardo Vida, Eng. Ademir Amaral do setor de Fiscalização do CREA-SP. Renovamoso contrato de cessão de uso da sala com o CREA-SP. Fizemos uma visita de cortesia ao arquiteto Gilberto Belleza presidente do CAU-SP.

Participamos das reuniões mensais de presidentes da UNARO e das reuniões das Associações integrantes da UNARO. No mês de maio foi a vez da AETEC sediar a reunião que foi bastante elogiada. No dia 20 de novembro e nos dias 10 e 12 de dezembro a UNARO promoveu encontros com cada um dos três principais candidatos à presidência do CREA/SP para que apresentassem suas plataformas de trabalho. A AETEC teve participação marcante nas 3 oportunidades com vários associados presentes apresentando propostas e questionamentos aos candidatos. Nossos espaços têm sido bastante utilizados. Neste ano promovemos o curso de “Planejamento Estratégico e Captação de Clientes” com a Coach Karen Gimenez em janeiro, curso de “Archicad/BIM” com o Prof. Mairon Magrini em maio e junho, curso “Básico de Arduino” com os Profs. Renan Yuri Lino e Douglas Navarro.

Entre os dias 02 e 06 de outubro, juntamente com as Faculdades Mario Schenberg e em suas dependências, promovemos a “2a. Semana da Engenharia”. Durante 5 dias palestrantes de altíssimo nível estiveram compartilhando seus conhecimentos e experiências com alunos e visitantes.Tivemos a presença de mais de 800 pessoas no evento que foi um grande sucesso. A última noite foi especial com os proprietários da “Escola de Inventor” de Ribeirão Preto, João Guilherme Camargo dos Santos e Livia Fornitano Roveri que trouxeram vários “kits” e fizeram um wokshop sobre “Internet das Coisas” com os participantes distribuídos em grupos, programando e montando pequenos “robôs”. Foi muito gratificante ver todo o pessoal envolvido nos trabalhos e os resultados aparecendo. Em nossa Revista, na 15ª Edição, tivemos uma reportagem completa com todos os temas e palestrantes. Desde maio nosso “Espaço Coworking” está disponível para nossos associados e outros interessados. É um espaço muito agradável, dotado de ar-condicionado, Wi-fi e apoio, próprio para trabalhar e interagir com outras pessoas das mais variadas atividades. Lá os usuários sempre encontram um café, chá, água e petiscos para um momento de relax e um bom bate papo. Também contamos com uma sala de escritório para locações temporárias completamente montada com computador, impressora, Wi-fi, mesa de reunião para 8 participantes, Smart-TV de 43” para data-show, ar condicionado, café, água, etc. Essa sala está à disposição para quem precisa fazer uma reunião e não tem um espaço apropriado. Foram apresentadas novas propostas de parcerias com a Prefeitura de Cotia e estamos aguardando os resultados.

Nosso site foi completamente remodelado, está mais interativo e é atualizado diariamente com informações importantes para os associados e mostrando tudo o que acontece em nossa Associação. Também no Facebook temos uma página que publica nossas atividades. O Grupo de Editoração criado para cuidar da “Revista AETEC” promoveu grandes mudanças visuais e de conteúdo na mesma tornando-a mais interessante e dinâmica. Também tem aumentado o número de “Parceiros da AETEC”, empresas de ramos diversos como escolas, troca de óleo de motor, lava jato (para os carros…), pizzarias, cabeleireiros, comércio em geral que são cadastradas e oferecem descontos para nossos associados e familiares. Todos os parceiros aparecem no site.

ALMOÇOS MENSAIS COM PALESTRAS SÃO SUCESSO

Os almoços mensais com palestras também obtiveram grande sucesso com a participação de bom número de associados e convidados. Neste ano, visando sempre o aprimoramento de nossos associados, contamos com a participação de palestrantes de altíssimo nível e com temas diversos. Procuramos sair um pouco da área estritamente técnica e buscamos outros temas de interesse geral.

FEVEREIRO – “Recuperação de tubulações enterradas – Métodos não destrutivos” – Palestrante: Eng. Civil: Fabio Livio de Moraes.

MARÇO – “Alvenaria estrutural – Um projeto em BIM” – Palestrante: Eng. Civil Arnoldo Augusto Wendler.

ABRIL – “Certificações residenciais, aplicação direta da NBR 15575 e acesso ao IPTU Verde” – Palestrante: Eng. Civil Lourdes Cristina Delmonte Printes.

MAIO – “A importância do controle tecnológico para o sistema de concreto” – Palestrante: Eng. Civil Alvaro Sergio Barbosa Junior.

JUNHO – “Pisos e pavimentos de concreto estruturados com fibras” – Palestrante: Eng. Civil Flavio Henrique Braga.

JULHO – “Cenário atual e futuro da economia – Como investir e assegurar uma vida financeira mais segura” – Economista Ricardo Freitas.

AGOSTO – “Internet das Coisas e o advento das Smart Cities” – Palestrante: Adm. João Guilherme Camargo dos Santos.

SETEMBRO – “Reforma trabalhista – Alteração nas relações de trabalho” – Palestrante Adv. Tatiana Weigand Berna Rayel.

OUTUBRO – A importância e segurança através da ART e Livro de Ordem/ Caderneta de Obras” – Palestrante: Eng. Civil Márcio Pernambuco

NOVEMBRO – “Inclusão Digital” – Palestrante Eduardo Langner. O Palestrante prontificou-se a, graciosamente, prestar auxílio aos interessados em alavancar suas presenças em sites de busca e por 2 tardes fez um plantão na AETEC e vários profissionais compareceram, aproveitaram essa oportunidade e já estão colhendo resultados.

DEZEMBRO – No dia 9, fizemos nosso “Almoço de Confraternização”, e, junto comemoramos o “Dia do Engenheiro” fazendo uma homenagem ao nosso querido associado Eng. Civil e Agrimensor Fabio Francisco Porrino, outorgando a ele o título de Sócio Honorário pelos inestimáveis serviços prestados à AETEC. Foram momentos de muita alegria e confraternização entre as famílias presentes.

2 – CRESCIMENTO

Resultados: Pela primeira vez alcançamos a barreira dos 100 associados e queremos mais. Numa região em que temos cerca de 1.800 profissionais entre engenheiros e arquitetos e urbanistas este número representa mais ou menos 5,5% do total, muito pouco diante do potencial. Para aumentar o número de profissionais associados de outros ramos da engenharia estamos também divulgando a Revista AETEC junto às centenas de indústrias da região. É um trabalho contínuo e cujos resultados demoram para aparecer.

A ideia de trazer jovens para fazer parte da AETEC está começando a dar frutos. Após a realização da 2a Semana da Engenharia na Faculdade Mario Schenberg, quando foi feita uma palestra institucional a respeito da AETEC, vários jovens se associaram. Agora é preciso que eles se envolvam. Nossas reuniões mensais têm sido bastante produtivas e concorridas, sempre transcorrendo em clima bastante descontraído e com muitos bons resultados. Continuamos a buscar um maior envolvimento dos associados e a formação de novas lideranças.

3- TRABALHO

Resultados: Trabalho foi o que não faltou! Continuamos em busca de mais associados dispostos a repartir conosco as atividades que nos propusemos a realizar. Temos representantes em todos os Conselhos do Município, na CAF – Comissão Auxiliar de Fiscalização do CREA, no Conselho do CREA, no Colégio de Entidades Regionais do CREA, no PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, etc. Nossa diretoria tem se desdobrado para que a AETEC continue a fazer diferença como uma entidade competente e séria junto à nossa comunidade e aos Conselhos Federais.

Quero, nesta oportunidade, deixar os meus mais sinceros agradecimentos a toda Diretoria Executiva, conselho consultivo, a equipe administrativa e a todos os parceiros que não pouparam esforços em fazer com que tudo acontecesse da melhor forma possível num grande trabalho de equipe.

Para 2018 continuamos em busca de nossos objetivos: Continuidade, Crescimento e Trabalho e será um ano especial uma vez que é o ano do Jubileu de Prata da AETEC!!

Arthur Augusto Weigand Berna

Presidente