WOOD FRAME III

Continuando, a falar sobre Sistemas Construtivos em Madeira, vamos conhecer um pouco das características de MLC – Madeira Laminada Colada e CLT – Madeira Laminada Cruzada.

MLC – Madeira Laminada Colada

Normalmente, as espécies mais aconselhadas para o emprego em MLC são as coníferas e algumas folhosas. Quando o assunto é a união das lâminas, na maioria dos casos, a escolha da cola fica entre caseína, resorcina ou uréia-formol, e mais recentemente a melamina. Já, quando se trata de união por adesivos, os mais utilizados são de poliuretano e a base de resorcinol.

Hoje no mercado existem também opções como o adesivo industrial Advantage EP-950A, do fabricante Franklin International, que é distribuído pela Grossi no Brasil. Excedendo as normas ASTM D2559-12a e ASTM D7247-07ae1 que são exigidas para várias aplicações estruturais, o adesivo pode ser utilizado em equipamentos de colagem a frio e a quente, e possui elevada resistência à água, ao calor e a solventes.

No tocante a tratamentos preservativos da madeira, cita-se o arseniato de cobre cromatado (CCA) e o boro de cobre cromatado (CCB) como os mais utilizados, ambos com tratamento em autoclave. A MLC é produzida em umidade de equilíbrio de 12%, o que corresponde a uma temperatura média de 20°C e a 65% de umidade relativa do ar. Assim, o comportamento de contração e inchamento se reduz ao mínimo, atingindo a sua estabilidade dimensional.

Sem dúvida alguma, o ícone de construção em MLC no Brasil, é a Praça de Alimentação do Shopping Iguatemi de Fortaleza que foi projetada pelo La Guarda Low Architects para ser uma grande pérgola de madeira.

Toda a estrutura em Madeira Laminada Colada é proveniente de florestas de reflorestamento da Áustria. E, foi toda calculada pela Carpintaria Estruturas de Madeira em parceria com a empresa italiana Moretti Interholz, e produzida na fábrica italiana. No total foram utilizados 1.200 metros cúbicos de madeira laminada colada reta e curva, que deram origem a vãos livres de até 48m, com 18m de altura.

Para transportar as peças ao Brasil, as vigas foram dimensionadas com no máximo 12m de comprimento, assim couberam em containers para transporte marítimo. No total foram utilizados 40 containers trazendo vigas, pilares e conexões metálicas de aço galvanizado, partindo do porto de Gênova. As peças foram desenhadas uma a uma e, cortadas numa máquina de corte CNC (Computer Numeric Control), onde a máquina lê o desenho de CAD e interpreta os cortes realizando-os automaticamente. Assim, os furos e encaixes são totalmente precisos, deixando para a obra apenas alguns pequenos ajustes.

A equipe de montagem foi constituída de brasileiros e italianos. As obras iniciaram no dia 13 de janeiro de 2014 e, findaram em meados de agosto de 2014.

Leia mais em: https://civilizacaoengenheira.wordpress. com/2017/10/20/conheca-mais-sobre-a-maior-estrutura-de-ma-deira-do-brasil/

CLT – Madeira Laminada Cruzada
(Cross Laminated Timber)

Os painéis de CLT são formados por lâminas de madeira com grandes dimensões arranjadas ortogonalmente e unidas com adesivo estrutural sob alta pressão. É um compensado feito de tábuas que permite alcançar dimensões enormes; entre 2,40 m e 4,00 m de altura, e até 12,00 m de comprimento, ou até mais, se necessário.

O sistema de laminação cruzada possibilita ao CLT trabalhar como um elemento estrutural rígido e autoportante. Popularizada na Europa e aos poucos ganhando espaço no restante do mundo, a Madeira Laminada Cruzada, destaca-se por sua resistência, aparência, versatilidade e sustentabilidade.

A CLT tem sido chamada de “o concreto do futuro” e, em certo sentido, é verdade, já que fornece a mesma resistência estrutural do concreto armado. É um material com alto grau de flexibilidade e precisa passar por grandes deformações para quebrar e desmoronar.

Sem mencionar que, 1 m³ de concreto pesa aproximadamente 2,7 toneladas, enquanto 1 m³ de CLT pesa 400 kg, proporcionando a mesma resistência.

Quanto às suas propriedades físicas, pode-se dizer que para conseguir o mesmo grau de conforto térmico-acústico que uma parede de CLT de 100 mm de espessura, por exemplo, precisaríamos construir uma parede de concreto com 1,80 m de espessura (relação de 1/18).

Leia mais em: https://www.archdaily.com.br/br/922665/a-madeira-laminada-cruzada-clt-e-o-concreto-do-futuro

Qual a diferença entre MLC e CLT?

A MLC é o resultado da união de tábuas ou lâminas para formar uma única unidade estrutural, gerando elementos lineares, curvos ou retos, que darão forma a vigas, pilares e treliças.
Com a CLT, no entanto, a união de tábuas em camadas perpendiculares permite a fabricação de placas, surgindo paredes autoportantes e lajes.

Na quarta parte sobre Wood Frame, vamos falar sobre as construções em madeira no Brasil e no Mundo, e a corrida pelo edifício mais alto em madeira.

Cíntia Monteiro. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Habitação pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Docente nos cursos de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo,
Design de Interiores, Engenharia Civil e de Produção.

Matéria da revista AETEC nº 40 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *