O PROFISSIONAL DA LOGÍSTICA 4.0

As revoluções Industriais

O mundo vem passando por grandes revoluções no decorrer dos tempos, uma delas está relacionada às revoluções industriais onde a Primeira Revolução Industrial foi provocada pela construção das ferrovias e pela utilização da máquina a vapor. A Segunda grande Revolução Industrial, que se deu pelo advento da eletricidade e da linha de montagem, possibilitou a produção em massa. A Terceira Revolução Industrial é conhecida como a revolução digital ou como a do computador, pois foi impulsionada pelo desenvolvimento dos semicondutores, da computação pessoal e da internet.
A mais recente trata-se da Quarta Revolução industrial que surge na última década, teve origem em um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão numa feira em Hannover, em 2011.

O impacto da Quarta Revolução industrial na Logística

Cada vez mais os processos logísticos fazem parte do dia a dia das pessoas e principalmente das organizações, independentemente do ramo de atuação e de seu porte, a Logística é a área responsável pela coordenação de transportes, armazenamento de mercadorias e gestão de estoques de empresas e indústrias. Por isso, seus fundamentos estão completamente associados aos processos de produção, venda e entrega de produtos.

Após o advento da internet e da globalização nos anos 90, cada vez mais os processos gerenciais se tornaram de extrema relevância para as organizações, onde neste contexto todos os profissionais tiveram que se reformular, principalmente aqueles do setor logístico que, numa visão simplista, eram vistos apenas como entregadores (caminhão, motorista e ajudante).

Com a crescente expansão do processo logístico, principalmente após a abertura dos mercados mundiais, foi favorecida a criação de métodos mais eficientes e eficazes, contribuindo assim para a melhoria do nível de serviços e produtos. A conectividade entre as pessoas e as empresas passou a ser um forte aliado nessa disseminação onde as conexões e as interfaces estão cada vez mais frequentes.

Por meio das novas tecnologias que afetam todos os processos organizacionais também inicia-se a logística 4.0, que é um processo ainda em desenvolvimento, crescendo com aprimoramento da mão de obra, investimentos, inovações e muita tecnologia, propiciando a cada dia novas descobertas, sejam para empresas como para o capital humano envolvido.

Com isso, novas ferramentas possibilitam maior integração, mais conectividade e trazem ainda mais independência para todos os processos e etapas que surgem a todo instante, o que acaba forçando a aquisição do conhecimento bem como a sua disseminação. Aprender a trabalhar e utilizar as ferramentas estratégicas passa a ser o foco de todas as pessoas envolvidas na busca do crescimento organizacional.

Investir em estruturas de automação para manter o potencial competitivo passou a ser um caminho sem volta, onde a tecnologia passa também a agregar valor, principalmente aumentando a produtividade.

O Profissional da Logística 4.0

Palavras como automação, internet das coisas, conectividade entre outras passaram a fazer parte do nosso cotidiano, não sendo diferente para os profissionais da logística que cada vez mais devem se atualizar por meio de qualificação profissional/acadêmica, tornando-se parte integrante deste processo evolutivo denominado 4.0. O maior bem que as organizações podem ter não está relacionado à máquinas e equipamentos, e sim ao capital humano, por isso investir em pessoas torna-se o grande diferencial das organizações modernas.

O profissional de logística deve estar apto para trabalhar lado a lado com as novas tecnologias e suas automações, desde uma simples entrada de pedido até o rastreamento de um produto ou até mesmo de uma carga. Tecnologias como código de barras, QRcode e RFID, necessitam de mão de obra especializada.

As qualificações Técnicas e Tecnológicas são o caminho para que os profissionais de logística tornem-se cada vez mais especializados e essenciais para as empresas e para o país como um todo. O processo de transformação digital é frequente e irreversível onde nós temos que se adequar o mais rápido possível para que possamos sobreviver em meio às novas tecnologias.

Absorver e praticar estas novas tecnologias passa a ser o desafio imposto pela modernidade. É importante lembrar que os mundos físicos e digitais estão cada vez mais frequentes e unidos, por esse motivo se aprimorar deve ser o foco do profissional do futuro.

Antigos trabalhos darão a vez para novas oportunidades, por isso devemos estar preparados para até mesmo aquilo que não conhecemos mas fará parte do nosso cotidiano em breve, onde com certeza os processos produtivos se tornam bem mais eficazes, autônomos e personalizáveis.
Devemos entender e fazer parte de todo este processo uma vez que temos a oportunidade e o privilégio de fazer parte desta mudança.

*Marcos de Oliveira Morais. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção, MBA em Gestão da Qualidade, em Engenharia de Produção, em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa, Graduação em Gestão da Qualidade. Gerente Industrial e Docente em Universidades. Consultor nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão Industrial, escritor e membro do GELOG do CRA – SP.

Matéria da revista AETEC nº33 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *