O PERIGO DAS “GAMBIARRAS” ELÉTRICAS E INSTALAÇÕES MAL FEITAS

  Cassiano Fábio Santos Diegues e Adalberto Plácido Ferro

Problemas nas instalações hidráulicas são facilmente localizados pelas manchas ou corrimento de água. Problemas estruturais, pelas rachaduras, trincas e/ou afundamentos de piso.
Quando se trata de instalações elétricas fica muito mais difícil, a eletricidade não é visível, somente seus efeitos.

As Instalações elétricas feitas sem projeto normalmente são as que mais apresentam problemas que muitas vezes são “sanados” com “gambiarras”. Talvez a mais comum seja a utilização de “T” para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, sobrecarregando-a e eventualmente a fiação, causando aquecimento. Muitas vezes devido à sobrecarga o disjuntor começa a desarmar e como “solução” ao problema, troca-se o disjuntor por outro de maior capacidade. Isto poderá causar problemas mais sérios, pois o disjuntor é responsável pela proteção do circuito da tomada e ele não desarmando haverá aquecimento dos cabos elétricos que poderão levar a um incêndio.

Todos os equipamentos que consomem mais energia, como fornos elétricos, micro-ondas, aquecedores e outros, deverão ser ligados somente a uma tomada de uso exclusivo, ou seja, uma tomada cujo circuito elétrico que inclui os cabos e os disjuntores, foram dimensionados para alimentação do equipamento em questão. Mais uma vez uma prática comum é a ligação destes equipamentos em uma tomada de uso geral, e as vezes até mais equipamentos em outras tomadas do mesmo circuito, sobrecarregando-o e fazendo o disjuntor desarmar.

Torneira e chuveiros elétricos são causas frequentes de problemas quando não instalados corretamente. Nunca devem ser utilizadas tomadas e plugues e sim conectores para esta finalidade.

É muito importante que a fiação tenha sido dimensionada para a carga elétrica demandada, assim como o disjuntor, que deve ser do tipo bipolar (220 V) com a capacidade adequada.
É muito importante que o chuveiro ou torneira elétrica estejam corretamente aterrados através da ligação ao cabo terra. O não uso do aterramento adequado é extremamente perigoso podendo até eletrificar a rede de água, provocando choques.

Em uma instalação elétrica o aterramento é importantíssimo e deve ser levado a todos os pontos de energia da casa, como tomadas, luminárias e demais equipamentos.

As instalações elétricas de baixa tensão, que é o caso das residências em geral, são regidas pela Norma ABNT NBR 5410, que a partir de sua 5ª versão em 1997 tornou obrigatório o uso do dispositivo diferencial residual conhecido como “DR”, visando a proteção contra choques elétricos. Para seu correto funcionamento há necessidade de que o sistema de aterramento seja efetivo.

Com eletricidade não se brinca! A Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade em seu Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica de 2022 (https://abracopel.org/estatisticas/anuario-estatistico-de-acidentes-de-origem-eletrica-2022/), em 2022 registrou 853 acidentes com choque elétrico com 592 mortes, 874 incêndios por sobrecarga de energia e curto circuitos com 55 mortes.

É muito importante que em construções novas ou reformas, seja contratado um projeto elétrico. Em edificações antigas solicite um laudo técnico das instalações elétricas existentes, apontando os problemas e indicando as correções. Para isso procure um Engenheiro Eletricista que é o profissional especialista em instalações elétricas.

Também é importante fazer a manutenção periódica das instalações com substituições dos componentes que apresentarem desgaste ou defeitos.

Cassiano Fábio Santos Diegues e Adalberto Plácido Ferro Engenheiros eletricistas adalbertoplacidoferro@gmail.com
cassiano@diegues.com.br

Matéria da revista AETEC nº48 edição.

Revista online

Boa leitura!