IA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ARQUITETURA

A Inteligência Artificial é uma tecnologia inovadora que está inserida nos mais diversos segmentos como T.I, Logística, Educação, Marketing, entre outros. E, não seria diferente na arquitetura.

Facilmente podemos acessar sites como Bing Image Creator, Dream Studio, Leonardo AI ou MidJourney, que é “uma pequena equipe autofinanciada focada em design, infraestrutura humana e IA” (segundo seu site), ou diversos APP’s para “brincar” com a Inteligência Artificial e criar diferentes imagens com base em códigos e cálculos matemáticos.

Em relação a criação de projeto, a inteligência artificial permite a análise e investigação de tendências arquitetônicas com base nas preferências (curtidas e compartilhamento de conteúdo) de determinados públicos e pode ser grande aliada no momento de traçar o perfil de seu cliente, com base nas suas preferências e desejos, além de poder ser utilizada como ferramenta em demais etapas como o planejamento, orçamento, segurança e integração de projetos.

Veja as imagens abaixo. Elas foram criadas por IA em uma colaboração do ArchDaily (@archdaily) e Ulises Design Studio (@ulises.ai) para traçar uma perspectiva da arquitetura contemporânea em 15 países diferentes e, entre eles, o Brasil. As imagens desenvolvidas foram as mais distintas possíveis com formas orgânicas e com muitas texturas e elementos diferentes, desde os modernos aos elementos naturais, trazendo uma riqueza de detalhes, sofisticação e humanização dos ambientes.

As imagens geradas pela inteligência artificial são desenvolvidas com o aprendizado da máquina e a partir de uma base de dados online, criadas e aperfeiçoadas com estas informações. Neste sentido podemos observar semelhanças com arquiteturas reais, que são trabalhadas como ponto de partida e aperfeiçoadas conforme a pesquisa se desenvolve, unindo diferentes aspectos até se obter o resultado desejado.

Porém, existem alguns questionamentos em relação aos direitos autorias dos projetos e de como seria avaliada essa relação. Segundo reportagem publicada pelo Portal G1, “as obras criadas por inteligência artificial não são protegidas por direitos autorais, segundo a legislação brasileira” e isto tem gerando grandes discussões no meio Jurídico para que seu uso seja regulamentado, especialmente depois da chegada do ChatGPT, uma vez que não é necessária autorização dos profissionais para que seus obras sejam buscadas nos banco de dados.

Conhecer as ferramentas disponíveis é essencial para poder utilizar com o maior aproveitamento as suas funcionalidades e, certamente, a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que pode auxiliar os profissionais da arquitetura, realizando tarefas com rapidez e melhor aproveitamento de tempo. Encontrando o equilíbrio correto, respeitando a ética profissional, pode ser muito bem aproveitada!

Bêlit da Costa R. Leite.
Pós-Graduanda em Business Analytics Data Science, Big Data & A.I.,
Graduada em Gestão Empresarial, Gerente Administrativa da AETEC.

Matéria da revista AETEC nº48 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *