FALTA DE PLANEJAMENTO URBANO
POR QUÊ? TEMOS QUE BRIGAR PELO PLANEJAMENTO

A falta de planejamento urbano na construção das cidades – tem causado problemas de mobilidade, habitação, saneamento, entre outros – é um dos males da sociedade atual a ser enfrentado pelos municípios, estados e governo federal.

Assim temos que tratar do problema, “Planejamento Urbano”, que busca melhorias na qualidade de vida das sociedades por meio de intervenções nas cidades.

De acordo com o Ministério das Cidades, faltam “Planejamento Urbano” serem compostos por emendas do legislativo, “que dependem de autorização do executivo” para serem executadas.

A ação prevê a formulação e implementação de iniciativas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos urbanos, drenagem urbana, saneamento integrado, pavimentação e calçamento de vias urbanas, transporte público, acessibilidade, regularização fundiária, acesso à moradia e urbanização.

Acredito que todos os órgãos devem “Apoio à Capacitação de Gestores e Agentes Sociais para o Desenvolvimento Urbano”. Porém, isso peca pela falta do entendimento dos poderes executivos.

Poderíamos incentivar a capacitações através de convênios com as associações técnicas e as universidades, criando atividades do corpo técnico das universidades com pesquisas que visem ao apoio e à formação de quadros técnicos das prefeituras municipais e de órgãos dos governos estaduais e federal.

A iniciativa tem por finalidade o desenvolvimento de planos e estudos, pesquisas, projetos, capacitação, eventos e publicações que subsidiem a formulação, o acompanhamento e a atualização da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

“Historicamente faltam nos municípios um plano para elaboração e implementação da Política Urbana, com apoio dos meios técnicos disponíveis e não apenas de políticos.”

VAMOS MUDAR ESSE PROCESSO DE FALTA DE PLANEJAMENTO.

Alvaro Sérgio Barbosa Júnior,
Me Prof. Eng. Civil, associado da AETEC.

Matéria da revista AETEC nº33 edição.

Revista online

Boa leitura!