CONCEITO E DIFERENÇAS ENTRE REFORMA, RESTAURAÇÃO E RETROFIT
Cintia Monteiro

RETROFIT

O termo retrofit surgiu na Europa, com o intuito de recuperar construções antigas, pois um dos focos principais do retrofit é a conservação da memória do imóvel. Ele é ideal para situações que necessitam de readequações nos sistemas hidrossanitários, elétricos, estruturais, e revestimentos, neste caso eles são modernizados, mas sem tirar as características iniciais do imóvel.

RESTAURAÇÃO

É a ação de recuperar ou de reparar um trabalho que, realizado numa obra de arte ou de construção, faz com que suas partes deterioradas sejam restabelecidas, preservando os conceitos estéticos e históricos atrelados a ele. Em uma restauração os sistemas hidrossanitários, elétricos, estruturais, revestimentos do imóvel não são atualizados, apenas reparados o imóvel não passa por uma atualização.

REFORMA

Reformar é a ação de melhorar, corrigir, renovar. Uma reforma, através de um novo projeto, traz inovação e melhorias na edificação, podendo ser em parte ou no todo. Assim como, pode manter ou não as características originais daquela edificação. Por isso, não é raro numa reforma, o imóvel ficar irreconhecível.
Então, apesar de muitas vezes esses termos serem usados como sinônimos, não são! Mas, uma coisa eles têm em comum: todos necessitam de projeto.

CLÍNICA DERMATOLÓGICA JP

Cotia, 2023 – Quando a reforma está atrelada a mudança de uso de uma edificação, o desafio é sempre maior. Mesmo quando se trata de um salão comercial, que geralmente é um espaço vazio, pensar nas possibilidades que ele pode proporcionar, é o ponto chave de um projeto.

Como em toda reforma, já na etapa de projeto, deve-se avaliar as condições estruturais, e ver como será a adequação dos sistemas estruturais, hidrossanitários e elétricos, por exemplo. Pois, diferente de uma construção nova, a reforma pressupõe algumas limitações.

Esse salão de 85m², situado no centro de Caucaia do Alto, em Cotia-SP, tinha o propósito de abrigar a clínica dermatológica do Dr. João Paiva. O programa de necessidades apesar de simples, tinha que prever espaços integrados, afim de facilitar o fluxo de trabalho dos profissionais.

O programa contemplou: recepção, contendo um banheiro acessível, bancada para duas posições de trabalho, e espaço de espera para os pacientes; sala para atendimento estético, consultório médico, e sala de procedimentos, sendo que esses três últimos, deveriam ter comunicação direta. Além, de uma copa, expurgo e um lavabo privativo.

Para criar esta comunicação direta foram colocadas 2 portas na sala atendimento estético, assim ela poderia ser acessada diretamente do corredor da recepção, assim como do consultório médico. Já a sala de procedimento está ligada diretamente ao consultório por uma porta ampla também.

Quanto a acessibilidade o imóvel passou pelas adequações necessárias para atender a ABNT NBR 9050:2020 Versão Corrigida: 2021 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

FICHA TÉCNICA:
Arquitetura: Cíntia Monteiro e Christiane Delfim Camargo Execução: Junior Reformas – Carlos Francisco Laurindo Junior
Mobiliário: Marcenaria Pontual – Leandro Pontual

Cíntia Monteiro. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Habitação pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil e de Produção.

Matéria da revista AETEC nº48 edição.

Revista online

Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *