Preservação do Patrimônio Histórico de Cotia

A AETEC está aberta a soluções para preservação e restauração dos sítios históricos do Mandu e Padre Inácio. Se você tem interesse em participar das discussões sobre o assunto, entre em contato conosco.
E-mail: Secretaria@aetec.org.br

Casa do sítio do Mandú

O Sítio do Mandúo, com sua casa grande, tombado pelo IPHAN, constitue marco importante do ciclo bandeirista-jesuístico e depois tropeiro na cidade de Cotia.

Exemplar da arquitetura rural paulista do século XVII, distingui-se das outras ainda existentes por apresentar uma varanda posterior e sinais de piso assoalhado, coisa incomum nestas moradas. A capela interna possui pintura seiscentista na cúpula do altar-mor.

Arquitetura Rural
Registrado no Livro Histórico
Volume Folha Inscrição Data
1 055 332 12/01/61

Sítio do Padre Inácio

O Sítio do Padre Inácio, com sua casa grande, tombado pelo IPHAN, constitue marco importante do ciclo bandeirista-jesuístico e depois tropeiro na cidade de Cotia.

Casa grande do Sítio do Padre Inácio.
Residência rural do início do século XVIII, é especialmente significativa por sua elegância de composição, pela excelência de decoração dos cachorros, colunas e alisares, pela qualidade da fatura da estrutura de seu telhado e pelo seu sótão que envolve a sala central, com acesso através de escada, recebendo iluminação e ventilação por janelas que abrem para as fachadas laterais e posterior.

Arquitetura Rural
Registrado no Livro das Belas-artes
Volume Folha Inscrição Data
1 077 401 08/10/51
Conheça também a publicação do IPHAN