Histórico

História da Instituição

AETEC – 24 Anos de Atividades

A Associação dos profissionais da área tecnológica do município de Cotia foi idealizada no início dos anos 90, quando um grupo de arquitetos e engenheiros se organizou e começou a promover reuniões com o objetivo de integrar a categoria.

No início foram muitas as dificuldades. Mas mesmo a falta de recursos não impediu a realização de diversos encontros que culminaram com a fundação da associação em 13 de Setembro de 1993.

A partir daí iniciou-se uma incessante busca de recursos para a Entidade, que contou, na época, com o apoio do então Presidente do CREA, que em 2 de Agosto de 1996, em seção solene na Câmara Municipal, prometeu instalar uma Inspetoria Regional do CREA em Cotia.

Muitas foram as conquistas da associação ao longo desses anos. Dentre as principais, figuram a Inspetoria Regional, a implantação da Caderneta de Obras e o lançamento do Programa “Casa Legal”.

A Inspetoria facilitou o dia a dia dos profissionais na parte burocrática e no cumprimento dos deveres, pois instituiu a CAF – Comissão Auxiliar de Fiscalização, composta por um Coordenador, um Inspetor Chefe, e Nove Inspetores, que aqui julgam  os processos em primeira instância no município. A Caderneta de Obras é um instrumento de suma importância, porque efetiva a participação do Município e da AETEC na missão de proporcionar mais segurança nas construções, e o programa “Casa Legal”, foi pioneiro ao criar condições de atendimento tecnológico à população carente, levando a ela mais qualidade de vida através da concepção e realização do projeto de sua moradia. Mas foi a partir de 2010, com uma arrojada e motivada diretoria que a AETEC, tendo como presidente o arquiteto José Roberto Baraúna Filho, deu um salto na gestão e consequentemente no crescimento exponencial. Foi comprada uma pequena edificação na Av. Santo Antônio, 294, no bairro do Portão, em Cotia.

Foi feito um projeto de reconstrução e modernização, e assim nasceu uma nova sede própria, com boas instalações, um auditório para até 80 participantes, com data show, tela, sistema de som, possibilitando atender aos associados com qualidade, conforto, passando a receber em maior intensidade a todos os profissionais, e ainda oferecendo palestras, inúmeros cursos-destacando aqui o de hidráulica, elétrica, CAD 17 almoços de confraternização com palestras, networking profissional e diversas atividades de apoio social a carentes.

Num resumo das realizações, podemos destacar: palestras e cursos, caderneta de obras eletrônica, construção do anexo – Casa da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia de Cotia, – informativo AETEC jornal e depois a conceituada revista, ação de natal com a pintura e melhorias na Escola Municipal do Engenho Velho, participação ativa em Conselhos Municipais, convênio para a construção e reforma do Fórum de Cotia, a 1ª Semana Da Engenharia Em Cotia, junto com a Faculdade de Engenharia Mario Schenberg, que aconteceu de 22 a 26 de agosto de 2016, com mais de 16 palestras e presença de quase 800 pessoas, entre alunos e profissionais, participação Sesi Cidadania Cotia, estudo preliminar e assessoria para a nova Câmara Municipal de Cotia, vice-presidência do Consulti (Conselho Consultivo da Região Sudeste da Região Metropolitana de São Paulo) Novo Estatuto da AETEC.

Hoje a AETEC se destaca como uma das mais importantes Associações de Classe Tecnológica no Estado de São Paulo. Cotia tem mais de 300 arquitetos e mais de 1100 engenheiros, tornando-se um polo tecnológico de respeito na região Oeste do Estado, com prestadores de serviço, na área de Arquitetura, Engenharia, como referência de qualidade e produtividade.

Com uma estrutura moderna, ampla e eficaz, a sede da AETEC está de portas abertas para receber muito bem a todos os seus profissionais, que podem contar com esta Associação, para auxiliá-lo, no desenvolvimento, relacionamento e mesmo ajuda de espaço físico para todas as suas atividades.

Em novembro passado, lançou a ESCOLA DE GESTÃO, visando oferecer atualização aos profissionais e estabeleceu Convênio com o Sebrae para cursos de aprimoramento empresarial.

A Inspetoria facilitou o dia a dia dos profissionais na parte burocrática e no cumprimento dos deveres, pois instituiu a CAF – Comissão Auxiliar de Fiscalização composta por um Coordenador, um Inspetor Chefe, e Nove Inspetores que aqui julgam os processos em primeira instância no município. A Caderneta de Obras é um instrumento de suma importância, porque efetiva a participação do Município e da AETEC na missão de proporcionar mais segurança nas construções, e o programa “CASA LEGAL”, foi pioneiro ao criar condições de atendimento tecnológico à população carente, levando a ela mais qualidade de vida através da concepção e realização do projeto de sua moradia.

© 2017 Copyright AETEC - Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia - Portal SCA