Você, profissional da área de engenharia ou arquitetura, já ouviu esta pergunta uma centena de vezes.

QUANTO COBRA POR UMA ART OU RRT???

Agora, se você não é da área e precisou de serviço de um profissional da área da construção, talvez já tenha feito esta pergunta a alguém. Pois bem, este artigo é direcionado a você que busca um profissional, seja para reforma, construção ou manutenção de algum sistema. Vamos esclarecer pois você pode estar cometendo um erro. Imagina que seu filho esteja doente e você, sem um plano de saúde, o leva a um médico particular. Você pergunta a ele “doutor quanto o senhor cobra por uma receita médica?” Acreditamos que não.

O documento de responsabilidade técnica, que para o engenheiro se chama ART e para o arquiteto RRT, nada mais é que um registro de sua responsabilidade sobre uma intervenção. Por isso não é o documento que deve ser cobrado, e sim o trabalho do profissional (projeto, gerenciamento de obra, laudo, orçamento), assim como o médico cobra a consulta e não a receita, por isto nossa analogia.

As taxas de ART ou RRT devem ser recolhidas aos respectivos conselhos, CREA ou CAU.

Bom, agora que explicamos aos contratantes como é errado o modo de perguntar o valor de um trabalho a um profissional de engenharia e arquitetura, infelizmente, somos obrigados a alertar você para que fuja dos maus profissionais que, sabendo desta dúvida da sociedade, se coloca como vendedor de responsabilidade técnica, ao ponto de criar páginas na internet, onde em uma pesquisa de 1 minuto, é possível encontrar, por preços irrisórios, pessoas que se propõem a fornecer uma ART ou RRT com entrega em até 2 horas. Isto é contra o definido pelos conselhos profissionais tanto de engenheiros quanto de arquitetos, em suas regras da profissão.

Fuja desses maus profissionais, porque uma hora você, com certeza, terá prejuízos ou aborrecimentos.

Para implantar uma obra, deve-se levar em conta diversos aspectos técnicos. É necessário desenvolver projetos e ser responsável pelos mesmos, acompanhar obras, analisar e estudar a melhor maneira de execução das mesmas, garantir a segurança da mão de obra que irá realizar, efetuar a gestão do processo e assumir a responsabilidade de todos esses processos por muitos anos.

Mas saibam que, no caso de um passivo, o mau profissional poderá se isentar de responsabilidades, pois o modo que ele preenche o documento, muitas vezes não o atrela à intervenção que pode gerar o problema, pois ele sabe usar as palavras e o documento é genérico.

Outro ponto são empresas, que não possuem profissionais habilitados conforme exige a legislação mas compram neste mercado clandestino, documentos que passam a sensação de seus trabalhos estarem coerentes.

Assim, quando necessitar dos serviços de um profissional de engenharia ou arquitetura, consulte os respectivos Conselhos ou Associações desses profissionais para maiores informações. Assim você estará verdadeiramente seguro.